Entre os últimos dias 23 e 24 deste mês aconteceu a VI Reunião Anual das Câmaras de Comércio Portuguesas, na qual participaram 21 das 44 Câmaras Portuguesas espalhadas pelo mundo. A Câmara Brasil Portugal no Ceará (CBP-CE) recebeu, juntamente com as Câmaras de São Paulo e Minas Gerais, a Menção Honrosa pelo apoio às organizações portugueses que avançam para a internacionalização do seu negócio, para estratégias de exportação e, também a empresários estrangeiros que querem iniciar negócio em Portugal captando assim investimento estrangeiro.
Lideraram o encontro Bruno Bobone, presidente da Câmara de Comércio (CCIP); Miguel Horta e Costa e Paulo Portas, vice-presidentes desta instituição; assim como o embaixador de Portugal em Paris, José Filipe de Moraes Cabral; o cônsul de Portugal em Paris, António Moniz e o representante da AICEP, Rui Almas.
Durante a reunião foram estabelecidas as estratégias para 2017 e o balanço do apoio facultado no último ano pelas Câmaras de Comércio Portuguesas às empresas, além de ter sido abordado pelo ex-vice primeiro ministro Paulo Portas, o potencial da lusofonia e dos negócios em português.
Para o presidente da CBP-CE, Armando Abreu, “receber a Menção Honrosa ratifica o empenho árduo da entidade em promover e incentivar o desenvolvimento das relações comerciais, econômicas e sociais bem como o intercâmbio tecnológico, cultural e turístico, com especial enfoque nos países lusófonos”, declara.
Além do encontro em Paris, a CBP-CE esteve representada pelos vice presidentes, Rômulo Alexandre e Carlos Maia, que participaram do Brasil Working Day e Roterdã, na Holanda, onde foram assinados importantes acordos.
Fonte: CBPCE em 29.03.17