O primeiro Café & Negócios de 2017 da Câmara Brasil Portugal no Ceará (CBP-CE) discutiu a cyber segurança. O tema vem ganhando atenção nos últimos anos diante do aumento de ataques virtuais. O evento, realizado na Federação das Indústrias do Ceará (Fiec), foi organizado em parceria com o A2it Tecnologia (Grupo Additive).
“O mundo dos negócios está cada vez mais interligado. Acabamos nos tornando mais dependentes das plataformas virtuais, fazendo as empresas disponibilizarem diversas informações por esses meios. Se não tomarmos cuidado, esses dados podem cair nas mãos de pessoas mal intencionadas e prejudicar uma cadeira inteira”, destacou o presidente da CBP-CE, Armando Abreu, durante a abertura do evento.
O ciclo de palestras foi aberto com a discussão sobre ransomware, com o CEO & Partner da A2it Tecnologia (Grupo Additive), Miguel Costa Manso. Ele explicou que esta é uma das principais ameaças da indústria de TI. Trata-se de um tipo de malware que sequestra o computador da vítima e cobra um valor em dinheiro pelo resgate, geralmente usando a moeda virtual bitcoin, que torna quase impossível rastrear o criminoso. Este tipo de “vírus sequestrador” age codificando os dados do sistema operacional de forma com que o usuário não tenha mais acesso. Para não ficar vulnerável a esse tipo de ameaça, Miguel aconselha as empresas a definirem uma estratégia em informática e investir em soluções de segurança eficazes e reconhecidas. “Uma das estratégias é manter backups atualizados e controlados”, disse.
Em seguida, o chefe de Operações do Sistema de TI do Governo de Portugal, Francisco Baptista, abordou “O aumento da segurança pública através da partilha tecnológica policial – estudo de caso português”. A terceira palestra foi sobre “Segurança na Cloud”, ministrada pelo chefe da rede de segurança e network do Governo de Portugal, Vitor Costa. Já a “Segurança em IoT” foi tema da palestra do gerente técnico no Brasil e Partner da A2it Tecnologia (Grupo Additive), Braier Alves, sendo acompanhado pelo diretor de TIC da IPTelecom, Filipe Frasquilho, que abordou, por sua vez, o tema “Cibersecurity Awareness”.
Fonte: CBPCE em 11.04.17