O Parque Eólico Serrote, de 206 MW, localizado no município de Trairí, no Litoral Norte do Ceará – a 137 quilômetros de Fortaleza – fará o fornecimento e a instalação de 49 turbinas eólicas V150-4.2 MW com altura de cubo de 125 metros, produzidas pela dinamarquesa Vestas. A encomenda dos aerogeradores é fruto do contrato realizado junto à multinacional francesa Quadran International, através de sua subsidiária Quadran Brasil. A energia do Parque Eólico Serrote será fornecida à concessionária brasileira Cemig por meio de um contrato de PPA (Power Purchase Agreement, na sigla em inglês) com a Quadran Brasil.
“Estamos muito satisfeitos com o sucesso das negociações para o uso das turbinas eólicas V150-4.2 MW, em nosso primeiro projeto no Brasil. Acreditamos que essa parceria irá agregar muito valor, qualidade e segurança aos nossos projetos. Gostaria de agradecer a Vestas pelo espírito de colaboração demonstrado neste contrato e espero que possamos continuar trabalhando juntos em nossas próximas iniciativas”, afirmou o CEO do Quadran Brasil, Armando Abreu.
Essa é também a primeira encomenda que a Vestas recebe no Ceará, onde a empresa mantém a fábrica que fornece naceles para os pedidos de V150-4.2 MW no Brasil. As 49 naceles, bem como as pás e as torres que irão compor o Parque Eólico Serrote, serão produzidas localmente de acordo com as regras do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A entrega das turbinas deve começar em 2020, enquanto que o comissionamento está previsto para 2021. “O projeto certamente se beneficiará do desempenho de nossa principal turbina eólica onshore, bem como da proximidade de nossas instalações de montagem em Aquiraz”, destaca o presidente da Vestas no Brasil e Latam Sul, Rogério S. Zampronha.
Componentes
Além do contrato firmado realizado junto à multinacional francesa Quadran International, a produção de componentes, nas instalações da Vestas no Ceará, irá atender, também, a um pedido fechado junto à Engie Brasil – maior produtora privada de energia do País. O pedido de 361 MW (de fornecimento e instalação de 86 turbinas eólicas V150-4.2 MW) é para a segunda etapa do complexo eólico Campo Largo, localizado nos municípios de Sento Sé e Umburanas, na Bahia.
As 86 turbinas eólicas serão produzidas localmente de acordo com as regras do Finame II do Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES). Já as naceles e hubs serão fabricadas nas instalações da Vestas no Ceará e as pás e as torres também serão produzidas no Brasil. A energia produzida será principalmente dedicada aos consumidores do mercado livre, reforçando a crescente competitividade da energia eólica no país. A entrega das turbinas deve começar no segundo trimestre de 2020, enquanto que o comissionamento está previsto para o primeiro trimestre de 2021.
Com uma maior área de varredura, o rotor da V150-4.2 MW tem um significativo aumento no aproveitamento do vento, resultando em um case de sucesso na produção de energia, inclusive em regiões de baixo vento. Desde que a Vestas anunciou a expansão de sua capacidade de produção no estado do Ceará em outubro de 2018, a empresa já acumulou 819 MW em pedidos para sua turbina eólica líder no mercado onshore, a V150-4.2 MW.
“Marco”
“Esse primeiro projeto com a Vestas no Brasil é um marco importante para as duas empresas pois contribui para consolidar nossa parceria mundial, além de ser o maior projeto eólico da Engie no País. O novo modelo de turbina eólica da Vestas é aderente ao perfil do vento do projeto e nos ajudou a criar um projeto competitivo para o mercado livre de energia”, diz o diretor-presidente da Engie Brasil Energia, Eduardo Sattamini.
“Estamos muito orgulhosos de trabalhar com a Engie no Brasil e esperamos que este contrato estabeleça a base para futuros negócios entre as duas empresas. Como a maior empresa privada de geração de energia do país, eles se beneficiarão da avançada tecnologia de nossa plataforma de 4 MW, que se mostrou bastante competitiva nos recentes leilões de energia no Brasil. Esse pedido também é uma grande conquista para nós e consolida a posição de liderança da Vestas no mercado brasileiro, além de ilustrar a perfeita adaptação da turbina eólica V150-4.2 MW às condições de vento do Brasil”, destaca Rogerio S. Zampronha.
Saiba mais
A Vestas é a empresa líder global em energia sustentável. A companhia projeta, fabrica, instala e mantém turbinas eólicas em todo o mundo. Com 101 GW de capacidade instalada em 80 países, a Vestas instalou mais capacidade eólica do que qualquer outro fabricante. Graças às suas habilidades em Smart Data e aos mais de 86 GW de turbinas que opera e mantém em todo o mundo, a Vestas possui uma grande quantidade de dados que permite interpretar, prever e obter o máximo desempenho do recurso eólico, proporcionando as melhores soluções para o setor. Juntamente com seus clientes e mais de 24,6 mil funcionários, a Vestas oferece soluções de energia sustentável para promover um planeta limpo e impulsionar um futuro mais promissor.
Já a Quadran International, depois de uma grande presença no mercado europeu de energia renovável, principalmente na França, vem direcionando os seus esforços para uma forte expansão de suas atividades em todo o mundo. Para facilitar sua entrada nos mercados emergentes, a Quadran International adota uma postura bastante agressiva, que envolve a aquisição de participações societárias em empresas com alto reconhecimento técnico e experiência nos mercados-alvo.
Fonte: O Estado do Ceará em 02.04.19