Administrar um município não é uma tarefa fácil. Diariamente, o gestor toma decisões com impacto direto na vida das pessoas. Mas administrar é mais que resolver problemas. É pensar soluções e algumas delas passam pelo fortalecimento da economia local. A economia local fortalecida se traduz em geração de emprego e renda para a população e receita pública para a administração municipal, aumentando a capacidade da mesma investir em ações e projetos relevantes para a cidade.
O fortalecimento da economia local requer a realização da agenda política que apoia os pequenos negócios. Estes respondem por mais de 90% das empresas instaladas em qualquer dos municípios brasileiros; garantem que os empregos e a renda fiquem no próprio território onde estão inseridos; possuem relação direta com a comunidade que atendem.
Sublinhe-se que a integração entre o social, o econômico e o ambiental (cultura e natureza) é a matriz do desenvolvimento sustentável. Desta forma, tão importante quanto os gestores públicos municipais desenvolverem ações na área da saúde, educação, assistência social e infraestrutura, por exemplo, é priorizarem também ações de dinamização desta economia local. Ações como estímulo à formalização, desburocratização de processos para a abertura e fechamento de empresas, acesso ao crédito facilitado, realização de programa de compras pelos setores público e privado que priorize as micro e pequenas empresas.
Desenvolve-se no Ceará, ações bem sucedidas relativas a essa modalidade de compras, bem como outras iniciativas voltadas para o estímulo ao surgimento, desenvolvimento e aumento da competitividade dos pequenos negócios. Grande parte dos casos foram reconhecidos por meio do prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, que este ano alcançou a X edição. Além disso, o Sebrae realiza iniciativas que podem ajudar os municípios na execução de políticas públicas de apoio aos pequenos negócios, por meio da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa (MPE) e da RedeSimples que prevê a criação do Fórum da MPE e da Sala do Empreendedor.
Fonte: Jornal O Povo em 06.05.19