Uma pessoa que não conhece a logística e os portos brasileiros, tendo noção somente da geografia brasileira, não teria dificuldades em imaginar a ampla utilização do transporte hidroviário e de cabotagem. Bastando verificar a profusão de rios que fluem por nosso território, especificamente no Norte do Brasil e do nosso extenso litoral.
Entretanto, o escoamento da produção brasileira durante muito tempo se fez de um modo que muito se contraria os conselhos da razão e da inteligência, utilizando prioritariamente os portos de grãos do Sul e Sudeste. Enquanto isso, devido a sucessivos recordes em nossas safras, atrelado ao aumento da demanda chinesa, resultou em inúmeros gargalos nos já sobrecarregados portos de grãos no Sul/Sudeste.
Consequência? Um maior custo de transporte e viagens mais longas das áreas de produção. Portanto, os exportadores iniciaram uma busca por alternativas de logística viáveis em outras partes do Brasil. Assim, a cada ano, o escoamento de grãos através dos portos da região Norte/Nordeste vem crescendo de maneira substancial.
Os portos situados acima do Paralelo 16° S compõem o chamado Arco Norte, abrangendo os terminais das regiões Norte e Nordeste. Desde 2015, os portos do Arco Norte já figuram como o segundo maior ponto de saída de grãos de soja e milho do Brasil para o exterior. Obviamente que existem diversos obstáculos e desafios a serem vencidos para que a área deslanche. Porém, as expectativas são as de que o Arco Norte escoe até 50% da soja do estado do Mato Grosso já em 2023.
Apesar dos obstáculos, fica evidente que a saída de grãos através do Arco Norte é um caminho sem volta e que o incremento do volume nos próximos anos é um fato.
Em relação aos desafios da região a serem superados, é necessário destacar que ainda em 2016 um consultor legislativo da Câmara dos Deputados escreveu uma verdadeira bíblia sobre o Arco Norte, alçando a região como a melhor rota logística para os grãos brasileiros.
O estudo indica de maneira prática e pormenorizada todas as dificuldades e desafios da região. E, ainda, propõe diversas soluções. O Consultor Legislativo é nada menos que Tarcísio Freitas, o atual Ministro de Infraestrutura, que vem trabalhando em conjunto para garantir melhor infraestrutura para o Arco Norte.
Arco Norte – guardem esse nome!
Fonte: Promare em 23.07.2019