As companhias aéreas estão reforçando as ações de divulgação do Ceará através, principalmente, dos perfis das mídias sociais das empresas. A Joon, subsidiária do grupo Air France-KLM, publica constantemente no Instagram imagens das praias cearenses. Já a KLM investiu há pouco tempo em um vídeo promocional em que uma comissária passeia por pontos turísticos de Fortaleza e de outras cidades do Estado. A TACV Airlines, do Cabo Verde, também tem realizado ações para promover o País com capacitação de agentes de viagem, além de campanhas sobre os preços dos bilhetes para Lisboa e Paris. Além delas, outra estreante, a Copa Airlines, divulgou um vídeo em que mostra fotos da Capital e praias cearenses. A Secretaria do Turismo do Ceará (Setur) também vai aumentar os investimentos em 9,9% em ações de divulgação, passando de R$ 27,3 milhões para R$ 30 milhões em 2018.
As ações de promoção do destino cearense tomam forma à medida que os novos voos vão sendo incluídos. A Air France-KLM estreia em maio as frequências para Paris e Amsterdã, e a Copa para a Cidade do Panamá em julho. A TACV também tem reforçado a promoção de Sal, no Cabo Verde, e Paris e Lisboa, na Europa.
Air France-KLM
Em nota, o grupo Air France-KLM informou que "as cidades em que o Grupo possui operação direta – Fortaleza, Rio de Janeiro e São Paulo – receberam e vão receber investimentos das companhias para promoção de seus voos. Os locais e tipos de mídia estão sendo estudados".
No Instagram, a Joon publicou recentemente uma foto de uma praia no Ceará com a seguinte legenda: "Você sente que precisa de mais sol? Em breve, nós estaremos pousando em Fortaleza". A empresa francesa se prepara para estrear voos intercontinentais para diversos países, entre eles o Brasil, Egito, África do Sul, Irã e Seychelles.
Copa Airlines
A Copa Airlines também tem divulgado imagens do Ceará em suas redes sociais. "A Copa Airlines, que recentemente anunciou novas operações nas cidades de Fortaleza e Salvador, afirma que está em processo de criação para as campanhas publicitárias dos destinos recém lançados", informou.
Segundo a aérea, as campanhas, em breve, estarão no ar nos respectivos mercados locais e internacionais, com o objetivo de posicionar a marca da companhia e promover os destinos em mercados potenciais.
TACV
Nesta semana, agentes de turismo participaram, no Hotel Oásis, em Fortaleza, de capacitação promovida pela TACV Airlines. De acordo com a gerente de marketing da companhia, Djamilia Neves, o encontro teve o objetivo de mostrar ao trade informações sobre o destino, além de falar sobre as transformações que a TACV está passando, além dos serviços de bordo e opções de stopover. "É uma apresentação de uma série de informações para os agentes estarem capacitados na hora da venda".
Ainda de acordo com ela, a aérea fez campanha na BTL, feira de turismo de Lisboa, e na ITB Berlim, na Alemanha. "Estamos promovendo Fortaleza e também Recife fortemente lá fora pra captar mais turismo para cá. E sobre Cabo Verde, que é um destino novo, estamos construindo esse interesse. Após abril, faremos um roadshow Cabo Verde em Fortaleza", acrescentou.
Ações
"O ano de 2017 foi muito bom para o turismo, mas este ano deve ser ainda melhor. Em 2018, teremos um aumento considerável de voos e, consequentemente de turistas, o que movimentará toda uma cadeia econômica, impactando diretamente o PIB do Estado", destacou o secretário do Turismo do Ceará (Setur), Arialdo Pinho.
Durante o ano de 2017, a Setur investiu R$ 27,3 milhões em promoção e publicidade, participando de 30 feiras de turismo (17 internacionais e 13 nacionais). A Secretaria do Turismo também informou que em 2018 deve investir cerca de R$ 30 milhões em ações em aeroportos e shoppings de São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, Recife, Belo Horizonte, Salvador, entre outras cidades.
A Secretaria também participará de seminários, capacitações e workshops em Ribeirão Preto, Campinas, Curitiba, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Brasília, São Paulo, Belo Horizonte e Goiânia.
Além dessas ações, a Setur fará seminários em parceria com o Ministério do Turismo, buscando parceiros para investimentos no turismo cearense ainda neste ano de 2018.
"Já apresentamos o destino Ceará e as oportunidades de investimento no turismo do Estado e em Fortaleza, como o Acquario, em Roma (Itália) e em Cannes (França). Em junho, haverá a apresentação em Toronto (4 e 5/6) e em Nova York (6 e 7/6). Até o fim do ano, também será realizado o seminário na China", comunicou a Pasta.
Fonte: Diário do Nordeste em 20.03.18