Conheça a Qair

A Qair é um Produtor Independente de Energia (IPP), operando 220 MW de ativos de geração de energia exclusivamente a partir de fontes renováveis. O grupo está na fase de construção e financiamento de 780 MW e também está desenvolvendo 3 GW de ativos para implantação futura no coração dos 12 territórios em que opera.

Há mais de 30 anos, a empresa conta com o know-how histórico de seus especialistas e a visão de seu acionista de referência, Jean-Marc Bouchet. Essa longa experiência baseia-se no desenvolvimento e operação de mais de 600 MW de capacidades renováveis na França, representando mais de um bilhão de euros em investimentos.

Graças à sua rede internacional de proximidade na África, Sudeste Asiático, América do Sul e Europa, a Qair continua seu desenvolvimento global, fundamentado e “multi-local”. Essa abordagem flexível permite apontar para o comissionamento de 1 GW de ativos até 2022.

Energia eólica onshore

Com sua experiência na França e no exterior, a Qair domina toda a cadeia de valor do desenvolvimento de projetos eólicos. Nossa estratégia é baseada em um modelo de abertura a diferentes oportunidades, seja através da implantação de projetos de grande escala, seja através da aquisição de ativos operacionais ou ativos em desenvolvimento.

UM FORTE DINAMISMO DO DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL
A Qair desenvolve, financia e constrói parques eólicos em terra em todo o mundo. Sua forte capacidade de implantação reside no domínio geral de todas as etapas de um projeto, mas também na flexibilidade da estruturação de acordos financeiros. Hoje, a Qair opera 115 MW de projetos eólicos e continua seu desenvolvimento em territórios como Tunísia, Vietnã e Islândia.

UMA GRANDE VARIEDADE DE PROJETOS EM TODO O MUNDO
Em 2016, o grupo encomendou o primeiro parque eólico nas Ilhas Maurício. Com 9,3 MW de capacidade, está localizado no norte da ilha, em Plaine des Roches. No Brasil, o grupo ganhou uma licitação para a construção de uma usina composta por 49 aerogeradores com capacidade de 205 MW para a primeira fase de sua construção. Esse projeto, em construção (que chegou ao fechamento financeiro em agosto de 2019), faz parte do grande complexo “Serrote” no Brasil, no Estado do Ceará. Na Polônia, a Qair adquiriu dois parques eólicos ativos, totalizando 106 MW em 2019, integrando suas equipes de operações e manutenção. O desenvolvimento na Polônia continua com três fazendas em construção, que foram totalmente desenvolvidas pela Qair.

Energia solar

A produção de energia solar é um dos principais eixos para o desenvolvimento de energia elétrica renovável. A Qair, com sua experiência no desenvolvimento de diferentes tipos de usinas de energia solar, acelerou sua estratégia de estabelecer unidades de produção em larga escala, oferecendo custos de produção competitivos. As usinas de energia solar bem projetadas são ativos para o desenvolvimento econômico e agrícola das regiões. Eles podem ser uma fonte de biodiversidade quando criam espaços protegidos de tamanho significativo. Esses ativos são fundamentais para nós quando se trata de fazer escolhas técnicas e de desenvolvimento.

ELEMENTOS-CHAVE DA NOSSA ATIVIDADE SOLAR
Hoje, a Qair está em operação: 101 MW no total, distribuídos por vários territórios. A maior usina elétrica está no Vietnã, é a usina Cat Hiep, na província de Binh Dinh, com capacidade instalada de 50 MWp em um único local. Este projeto ganhou o Asian Power Awards 2019, que premia inovadores que ingressaram no setor de energia asiático. A Qair também desenvolveu e opera várias usinas de energia nas ilhas Maurício – fazendas Anahita e Queen Victoria, com uma capacidade total de 25,5 MW. No norte da Europa, na Polônia, 2 parques WWS e Solma (21 MW), bem como um terceiro parque, composto por várias pequenas centrais elétricas locais, representando um total de 5 MW. Todas essas plantas são gerenciadas por equipes locais da Qair. Mais do que nunca, nossa estratégia faz parte de uma dinâmica de desenvolvimento concertado com atores locais, para participar do desenvolvimento de uma independência energética local mais responsável.

OBJETIVO DA QAIR
Desenvolver projetos de grande escala com base em sua experiência.

Hidroeletricidade

Uma das atividades históricas da Qair, que o grupo domina há mais de 30 anos: a implantação de projetos hidrelétricos. Desenvolvemos e operamos usinas a fio d’água e condutos de vários tamanhos, principalmente na França.

Nossa experiência nos permite desenvolver projetos greenfield, mas também repotenciar ou modernizar plantas existentes, a fim de otimizar sua produção e disponibilidade. Um dos principais desafios que enfrentamos e enfrentamos com sucesso hoje é projetar e construir usinas hidrelétricas de tamanho médio, minimizando qualquer impacto nos ecossistemas locais. A Qair continua a implantar seu know-how em estreita parceria com os players locais. Especificamente, detemos uma participação em um desenvolvedor e operador de energia hidrelétrica islandesa. Esta empresa opera uma usina hidrelétrica de 3,2 MW, também está construindo uma usina de 6,5 MW e possui um tubo de desenvolvimento avançado de mais de 8 MW.

Em 2018, a usina de Mulavirkjun gerou 14,5 GWh de eletricidade e forneceu 3.000 residências (valor com consumo médio anual).

Para mais informações sobre a
Qair entre em contato conosco