O número de municípios turísticos no Ceará cresceu 25% com relação ao ano passado. O percentual consta no Mapa do Turismo Brasileiro, estudo divulgado ontem pelo Ministério do Turismo (MTur). O Estado passou de 59 para 74 cidades com vocação turística, distribuída em 12 regiões.
O mapa serve como base para o planejamento e a execução de políticas para o setor. Neste ano, ele apresenta nova categorização das cidades, que foram escalonadas de A a E, tendo como parâmetros o fluxo turístico e o número de empreendimentos regulares cadastrados.
De acordo com o novo mapa, 32 municípios estão nas categorias A, B e C, que são aqueles que concentram o fluxo de turistas domésticos e internacionais. Os exemplos de destinos são Fortaleza(A), Caucaia(B), Jijoca de Jericoacoara(B) e Sobral(B). Os demais 42 municípios figuram nas categorias D e E. Esses destinos não possuem fluxo turístico nacional e internacional expressivo, no entanto alguns possuem papel importante no fluxo turístico regional e precisam de apoio para a geração e formalização de empregos e estabelecimentos de hospedagem.
Para ser incluído no mapa, o município precisa cumprir algumas regras, como ter órgão responsável pela pasta de turismo e destinar recursos para o setor na Lei Orçamentária. A elaboração do instrumento começa com a inserção de documentos no Sistema de Informações do Programa de Regionalização do Turismo e, em seguida, as regiões apontadas são validadas ou não pelos fóruns e conselhos estaduais de Turismo.
Fonte: Jornal O Povo em 15.09.17