Com iluminação e vento abundante, o Ceará é reconhecido por ser uma referência no mercado de energias renováveis. A história do setor no Estado se confunde com a trajetória da Braselco. A empresa, uma das pioneiras do setor, comemora 20 anos de atuação em 2017. A empresa já desenvolveu mais de 200 projetos com mais de 250 torres anemométricas instaladas, 20 torres solarimétricas instaladas e 6,4GW de capacidade instalada. No Brasil, a Braselco é a única empresa capaz de dar suporte completo a todas as etapas de implantação destes projetos, desde a identificação de terrenos e concepção preliminar da planta no terreno até a sua entrada em operação comercial.
“A Braselco nasceu e desenvolveu seu DNA no Ceará por enxergar o potencial do Estado na área de renováveis. Em nossa trajetória, pudemos participar ativamente da consolidação do Ceará nacionalmente e também ampliar nosso mercado. Temos projetos em dez estado brasileiros e no exterior, em países como Uruguai, Suriname e Nicarágua”, destaca Armando Abreu, CEO da companhia.
A empresa atua prestando serviços para projetos de energias renováveis, em especial nos serviços de projeto, engenharia, consultoria, assessoria técnica, gerenciamento e comercialização de produtos na área de energias renováveis, com maior enfoque nas energias Eólica e Solar. Através do trabalho da Braselco, o Ceará pôde viabilizar a instalação das quatro primeiras turbinas do Estado, da Usina Eólica do Mucuripe, na Praia Mansa, em Fortaleza. Contratada pelo Governo do Estado, a empresa desenvolveu o know-how no Estado.
Alguns dos projetos de destaque da companhia são o Parque Eólico Ventos Brasil, em Paracuru, as eólicas do Grupo Martifer (com 9 projetos e 218,1 MW de potência instalada), do Grupo Taim Cade do Brail (sendo 16 projetos e 410 MW de potência instalada) e do Grupo Voltália Energia(com 140,4 MW de potência instalada).
Fonte: CBPCE em 16.08.17