Como morar em Portugal em 2023? Um guia com tudo o que é preciso saber
Mudar-se para outro continente é sempre uma decisão difícil, mesmo que se fale em algo tão comum para brasileiros, que é o tópico: como morar em Portugal?
As dúvidas que surgem são várias e começam com algumas perguntas. Será que consigo me adaptar? Mas para qual cidade devo ir? Existe alguma opção de visto que se aplique ao meu caso?
Foi para isso que preparamos esse guia completo do que é preciso para morar em Portugal: para aplacar as suas incertezas e responder às suas dúvidas.
Com as informações contidas neste texto, qualquer pessoa que esteja considerando morar em Portugal não se sentirá mais no escuro.
Por isso, abra um bom vinho (português, é claro!), relaxe e boa leitura!
Como morar em Portugal: quais são as opções?
Não faltam maneiras para conseguir morar em Portugal. Isto pode ocorrer por meio da aquisição de Cidadania Portuguesa ou de Vistos de Residência.
Estes são os caminhos possíveis mas que abrem um leque com várias opções. Portanto, selecionamos alguns passos para morar em Portugal, a depender de casos específicos.
Você pode morar em Portugal com filhos ou sozinho, com nacionalidade portuguesa caso tenha direito ou através de uma autorização de residência através do visto solicitado.
Morar em Portugal através da Cidadania Portuguesa
De início, cabe ressaltar: qualquer pessoa que tenha a nacionalidade portuguesa pode viver em Portugal. Na verdade, esse documento abre a possibilidade de morar em qualquer país da União Europeia, a partir do momento que você quiser: basta se mudar e avisar as autoridades locais a respeito da sua nova residência.
Vamos conferir agora, quais as possibilidade de morar em Portugal como cidadão português.
Nacionalidade portuguesa para filhos, netos e bisnetos
Uma das vias válidas para quem quer morar em Portugal é obter a nacionalidade portuguesa que pode ser passada para filhos, netos e até bisnetos de portugueses em alguns casos.
Nova Lei da Nacionalidade Portuguesa
Agora ficou ainda mais fácil morar em Portugal com a aquisição da nacionalidade portuguesa, sobretudo para os casos em que não é necessário mais comprovar vínculos com a comunidade portuguesa.
A nova Lei da Nacionalidade Portuguesa entrou em vigor em dezembro de 2020.
Nacionalidade portuguesa por casamento
É possível garantir a dupla cidadania para viver em Portugal caso você preencha um desses dois critérios: ser uma mulher que tenha se casado com um cidadão português antes de 03/10/1981; estar casado (a) ou em união estável com um cidadão português há mais de 3 anos.
Em ambos os casos, será necessário atualizar o estado civil do cônjuge português junto às autoridades portuguesas, através da transcrição da Certidão de Casamento. Assim, o seu casamento passa a valer também para o estado português.
Morar em Portugal com Nacionalidade Portuguesa sendo descendente de Judeu Sefardita
Além das opções citadas acima, de ter direito como filho, neto ou bisneto de português, ou então através do casamento ou união estável, o brasileiro pode morar em Portugal também se for descendente de Judeus Sefarditas.
Como morar em Portugal com Visto de Residência?
Existem outras opções para morar em Portugal, que não seja através da nacionalidade portuguesa, que são os vistos de residência.
De acordo com muitos brasileiros que já residem em terras lusitanas, morar em Portugal é bom e seguro, principalmente em razão da qualidade de vida e dos baixos custos em vários serviços gerais.
Por isso, observe os procedimentos para a aquisição de diferentes vistos e verifique se essas informações se adequam ao seu perfil.
Fonte: Portal Nacionalidade Portuguesa