Descarbonização é ponto de conexão entre Ceará e Portugal
O interesse de empresas portuguesas pelo Ceará sempre existiu, e o turismo foi, por muitos anos, o foco com a chegada de uma rede de resorts. Porém, nos últimos anos, é o potencial do Estado em energias renováveis e a descarbonização que vem atraindo mais investimentos.
Um exemplo disto é a produção da primeira molécula de hidrogênio verde (H2V) da América Latina, que ocorreu em 15 de dezembro de 2022 e teve lançamento no início deste ano, ainda de forma experimental, pela empresa de origem portuguesa, EDP Energias do Brasil S/A, instalada no Complexo do Porto do Pecém.
Essa possibilidade de gerar energia limpa por meio do H2V fez com que entre os municípios do Ceará, São Gonçalo do Amarante recebesse o maior volume de investimentos nesta década. Ao todo, foram mais de US$ 2 bilhões, em 2020 (último ano com levantamento destes dados), o que representa 76% do total investido no Ceará com capital português.
Vale lembrar, também, que os primeiros investimentos em energias renováveis em território cearense foram feitos por portugueses.
Nesta década, o Ceará detém uma de cada quatro empresas de origem portuguesa constituída no Brasil. Os dados são da Federação das Câmaras Portuguesas de Comércio no Brasil (FCPCB). Isso representa, pelo menos, 1,2 mil empresas no Estado com capital português. No total nacional, são pouco mais de 4 mil empresas.
No Estado, os investimentos estão situados, além do setor de energia, no agronegócio, no turismo, na construção civil e na tecnologia da informação (e aqui cabe lembrar que Fortaleza possui 18 cabos submarinos que nos ligam com outros continentes, segunda a Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará – Etice).
O número de investidores portugueses no Ceará cresceu, nos últimos 20 anos, 60 vezes, passando de 34 para um total de 2.020. Embora tenha desacelerado na década passada, somente entre os anos de 2011 e 2020 o crescimento foi de 47,2%.
Os dados da Junta Comercial do Estado do Ceará (Jucec) de dezembro de 2022 trazem que estão ativas 1.209 empresas que possuem ligação com Portugal, seja por conta do empresário majoritário ou por ter capital português.
Fonte: O Povo