M. Dias Branco avança em meta para uso de embalagens plásticas totalmente recicláveis
A Semana Nacional do Meio Ambiente é comemorada entre os dias 5 e 9 de junho de cada ano. O decreto, criado em 1981 no Brasil, teve como objetivo integrar o Dia Mundial do Meio Ambiente, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 5 de junho, chamando a atenção da sociedade para questões ambientais e a importância de preservar o meio ambiente e os recursos naturais.
A Jasmine Alimentos, marca com foco em alimentação saudável da M. Dias Branco, sabe que essas datas representam mais do que uma celebração, mas o compromisso com atitudes reais que transformam o nosso entorno diariamente. É por isso que, desde 2017, a marca promove a parceria com o Instituto Paranaense de Reciclagem (InPAR), criado com o objetivo de ajudar empresas a se adequarem às legislações estaduais e federais de logística reversa. As empresas que fazem parte do programa, como a Jasmine, destinam ao projeto um certo valor correspondente à compensação de suas embalagens.
Firmando seu propósito com o tema, alguns anos depois, em 2021, a Jasmine iniciou um projeto com a eureciclo firmando a compensação de embalagens. De 2021 até 2022 com o fortalecimento da parceria, mais de 1.800 toneladas de embalagens já foram compensadas.
A parceria com a eureciclo é feita por meio da coleta de 100% dos resíduos gerados pela marca com embalagens, sendo que todo material é destinado para reciclagem. O projeto é fundamental para a trajetória sustentável de Jasmine, que, a partir de sua realização, passou a incluir o selo de sustentabilidade em seus produtos.
Como é feita a reciclagem do material?
Tudo começa com o incentivo a centrais de triagem em todo o Brasil. Desde 2021, existem mais de 180 centrais homologadas, sendo 42 cooperativas, em todo o processo na cadeia de reciclagem. A partir do rastreamento, é possível verificar quais cooperativas foram apoiadas e as quantidades exatas recicladas em cada uma.
Com portfólio contendo diversas linhas que vão de produtos orgânicos, sem glúten, zero açúcar a integrais, em mais de 100 produtos e líder no segmento de granolas, cookies integrais e pães sem glúten.
“O objetivo da parceria entre Jasmine e a eureciclo, é elevar as taxas de reciclagem e criar valor para os agentes da cadeia, além de promover iniciativas concretas que trazem benefícios para todos nós enquanto marca e sociedade”, comenta Heloisa Gerbelli, gerente de marketing da Jasmine.
Sobre a Jasmine
A Jasmine Alimentos é uma empresa referência em alimentação saudável. Com produtos categorizados em orgânicos, zero açúcar, integrais e sem glúten, a marca visa atingir o público que busca alimentos verdadeiramente saudáveis, práticos e saborosos. A operação da Jasmine começou de forma artesanal há 30 anos, no Paraná. A Jasmine está consolidada em todo Brasil e ampliando sua atuação para a América Latina. Desde setembro de 2022, a marca pertence à M. Dias Branco – líder nacional em massas e biscoitos. A empresa possui mais de 17 indústrias e 28 centros de distribuição instalados em diferentes estados brasileiros, assim como processos de exportação para mais de 40 países. Mais informações: www.jasminealimentos.com.
Sobre a M. Dias Branco
Fundada em 1953, a M. Dias Branco é uma multinacional brasileira do setor de alimentos, signatária do pacto global da ONU e com ações negociadas no segmento do Novo Mercado na B3. Sua história começou na década de 40, com a Padaria Imperial, uma iniciativa de Manuel Dias Branco em Fortaleza (CE). Hoje, as suas operações geram mais de 17 mil empregos diretos em diferentes regiões, refletindo o seu compromisso com o desenvolvimento econômico e social do país. A Companhia possui 18 indústrias ou complexos industriais, sendo que sete deles possuem estruturas de moinho de trigo, além de 30 filiais comerciais, que favorecem a distribuição de seus produtos em todo o Brasil e para mais de 40 países.
Sediada em Eusébio (CE), a M. Dias Branco é líder brasileira em biscoitos e massas. A partir da aquisição da Jasmine Alimentos, concluída em agosto de 2022, assumiu a liderança também em cookies integrais, granolas e pães sem glúten. É referência em produtos orgânicos, funcionais, integrais, sem glúten, sem lactose e zero açúcar. Em outubro de 2022, anunciou sua primeira aquisição internacional, a LasAcacias, do Uruguai, focada no segmento de massas, mas que também tem no portfólio misturas para bolos e molhos.
A Companhia detém marcas líderes, como Vitarella, Piraquê, Adria, Fortaleza, Richester e Isabela, produzindo biscoitos, massas, farinhas, margarinas, snacks e torradas. Em novembro de 2021, foi feita a aquisição da marca Fit Food, a primeira iniciativa da Companhia no mercado de healthy food, com produtos como biscoitos de arroz, pasta de amendoim, chocolates e massas feitas de milho. Destacam-se ainda as marcas Frontera, de snacks, e Smart, de temperos e condimentos.
Para saber mais sobre a M. Dias Branco, acesse: www.mdiasbranco.com.br
Fonte: M. Dias Branco