Comércio marítimo entre Ceará e Portugal deve reduzir o tempo de transporte de 30 para 8 dias
Importação e exportação marítima entre Ceará e Portugal deve ter redução no tempo de transporte de 30 para 8 dias. A informação foi anunciada durante a visita de uma comitiva da Câmara Brasil Portugal no Ceará ao Complexo do Porto do Pecém. O grupo foi liderado pelo presidente da Câmara, Raul dos Santos Neto, e teve o apoio do vice-presidente da Câmara Brasil Portugal, Carlos Maia. O objetivo do encontro é desenvolver ações de aproximação entre as entidades.
“São entidades importantes no que diz respeito aos negócios, logística, indústria, turismo. O Porto do Pecém, recentemente, iniciou uma rota com terminal de Portugal. Os associados vieram conhecer o funcionamento, a geração de oportunidades, bem como criar network, o que é fundamental”, disse Raul dos Santos Neto.
Segundo o diretor comercial do Complexo do Pecém, André Magalhães, o diálogo já projeta otimizar o tempo de transporte de carga entre Brasil e Europa.
“Estamos conversando para sermos o Porto mais próximo da Europa, não somente na viagem de subida, como também na descida, o que permitirá reduzir, de 30 para 8 dias, o tempo no transporte de carga de Portugal para o Ceará, aproximando também outros portos, como os da Ásia, por exemplo”, analisou Magalhães.
Consulado de Portugal em Fortaleza
O cônsul de Portugal em Fortaleza, Rui Almeida, também esteve na visita e anunciou a conversão do vice-consulado da capital do Ceará em consulado, o que deve estreitar ainda mais as relações. “Os vistos pendentes do consulado de Salvador serão emitidos aqui, facilitando o trâmite”, explicou.
Fonte: O Otimista