Pioneiro no Brasil, Ceará facilita abertura de empresas por meio de aplicativo de mensagem
O Ceará é o primeiro estado do Brasil a disponibilizar a abertura de empresas por meio do WhatsApp, um aplicativo de mensagem. O serviço, chamado de “Empresa Mais Simples: Abre no Zap”, foi lançado pelo Governo do Estado na manhã desta terça-feira (23). O lançamento ocorreu durante reunião do Fórum Permanente das Micro e Pequenas Empresas do Ceará, no Palácio da Abolição, com a presença do governador Elmano de Freitas, da presidente da Junta Comercial do Estado do Ceará (Jucec), Carolina Monteiro, além de outras autoridades.
O governador Elmano de Freitas destacou que a iniciativa representa desburocratização para entregar facilidade e eficiência aos empreendedores cearenses. “É um avanço tecnológico importante para o nosso povo, para o nosso estado. Vamos facilitar a vida daqueles que empreendem. No caso do Ceará, quase um milhão de empresas são de pequenos negócios. Dessas, a ampla maioria forma a grande parte dos empregos no estado. Isso também favorece oportunidades de emprego para o nosso povo”, afirmou.
A inovação é uma ampliação do Programa Empresa Mais Simples, conduzido por meio da Junta Comercial do Estado do Ceará (Jucec). Segundo a presidente da Autarquia, Carolina Monteiro, desde 2016 a Jucec inova continuamente para tornar os processos mais acessíveis e ágeis.
“Antes, tínhamos uma realidade que pra abrir uma empresa no Ceará era uma saga que demorava de 145 a 200 dias. Hoje, com o Empresa Mais Simples, esse processo é automático. Acreditamos que inovação promove a eficiência, por isso a utilização da ferramenta de WhatsApp vem para unir todo esse esforço que foi feito lá atrás. O WhatsApp é usado por todo mundo, sendo o Brasil o terceiro país em utilização dessa ferramenta”, detalhou a presidente.
Ainda segundo ela, a formalização é fundamental para que o empreendedor consiga ter acesso a linhas de crédito, apoio e oportunidades que fortaleçam o negócio. “Queremos incluir as pessoas a se formalizarem desde o pequeno, desde o artesão, seja qual for a atividade econômica. Queremos convidar a fazer parte desse grande projeto de desenvolvimento econômico inclusivo, sustentável”, ressaltou Carolina Monteiro.
O secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Salmito Filho, destacou a importância de iniciativas que apoiam e facilitam o empreendedorismo, como o Ceará Credi e o Abre no Zap. “Então, é conjugando esses papéis e mandando esforços, entregando resultado, como esse exemplo, para o Brasil, de desburocratizar, de facilitar, e agilizar, de dar transparência para uma empresa ser criada em média de três minutos, e quem sabe agora em alguns segundos. Nós temos aí uma belíssima oportunidade para fazer acontecer e entregar os bons resultados do nosso povo tanto merece quanto precisa”.
Como funciona
O serviço pode ser acessado por meio do contato (85) 3108-2920 no WhatsApp. É importante destacar que o cidadão também deve possuir conta Gov.br, como já acontece no Portal de Serviços, para assinar o contrato social.
O fluxo de abertura de empresas possui linguagem simples e ocorre por meio de uma conversa entre o cidadão e um bot, que fará perguntas para guiar o empreendedor até a conclusão do registro da empresa.
Para empresas de baixo risco, será possível ter acesso à formalização completa da empresa, conseguindo o contrato social, inscrições tributárias e a dispensa de licenciamento, caso o município escolhido para empreender já esteja integrado ao Programa Empresa Mais Simples.
A ferramenta vai possibilitar, ainda, o registro na Jucec para empresas do tipo Sociedade LTDA e Empresário, incluindo todos os tipos de atividade e porte, sendo necessário a utilização do contrato padrão fornecido pelo sistema.
Empresa Mais Simples
Conduzido pela Jucec desde 2018, o programa Empresa Mais Simples viabiliza a formalização de empresas de baixo risco, de forma simplificada, 100% digital, pelo Portal de Serviços da Jucec, sem custos ao cidadão e em até três minutos. Clique aqui para acessar a plataforma.
Municípios cearenses que já aderiram ao programa: Sobral, Aquiraz, Eusébio, Baturité, Caucaia, São Gonçalo do Amarante, Itapipoca, Amontada, Acaraú, Mombaça, Quixeramobim, Ipu e Maracanaú. Para os demais municípios, ainda será possível concluir o registro da empresa na Jucec de forma automática.
Fonte: Jucec em 23.04.2024