TPM 5.0 – A Era das Pessoas e Conectado ao Futuro, por Yunare Marinho
A recente conscientização dos possíveis impactos das inovações em campos tecnológicos trouxe a palavra “indústria 4.0 ” para o centro das atenções. Isso será feito com mais robotização, seja para aumentar as capacidades individuais ou substituí-las, mais integração do sistema por meio de redes internas e externas, mais automação das operações e capacitação das pessoas.
Para operar a indústria do presente, é necessário mais confiabilidade em máquinas, processos, ganhos em produtividade e maior investimento na capacitação digital das pessoas.
Quer a máquina seja servida por um robô ou por um operador, ela precisa funcionar sem falhas; o operador pode tomar a iniciativa de um reinício decidindo sobre a intervenção e a previsibilidade analitica, presente ou remota; o robô pode não tomar a mesma iniciativa, exceto para fornecer as capacidades correspondentes de inteligência artificial. Sim, estamos na era das pessoas – 5.0
A indústria 5.0 é mais integração com “sistemas de processo produtivo, competências digitais e tecnologias da informação” e, como tal, mais “controle da gestão na palma mão” com o objetivo de verificar a consistência entre os sistemas, possibilitando níveis altos resultados “on line” em eficiências, produtividades, custos e qualidade.
Também estamos falando de indústrias e máquinas conectadas, buscando ótima flexibilidade; isso pressupõe equipamentos e ferramentas duplicados e conectados; admitindo que há vantagens competitivas ocasionais e assim as necessidades de manutenção de cada site conectado não serão alteradas, entretanto uma nova necessidade será ampliar o campo de coerência do sistema às pessoas.
E o TPM certamente é um pilar dos sistemas de produção. Hoje, investir em pessoas continua sendo uma preparação facilitada para as mudanças do AGORA, em particular, dando oportunidades concretas para as iniciativas, capacitando colaboradores nos aspectos da gestão de processos e produtos e as novas tecnologias contidas nos equipamentos, e, finalmente, desenvolvendo uma abordagem de “sistema” DIGITAL , mas também o “comportamental”, fruto deste novo perfil profissional
O TPM com a melhoria contínua passa a ser ágil é certamente um exemplo na história da gestão industrial atual através do reconhecer e engajar pessoas , oferecendo um casamento feliz, equilibrado e duradouro entre o conhecimento e o foco, que constituirá no maior propósito vitorioso para a indústria do amanhã, a indústria transpessoal(coletiva e integrada) atendendo a todo um ecossistema cooperativo que protagonize evoluções para o negócio, garantindo os resultados a nível de Gestão Classe Mundial – GCM 5.0 – Conectado ao Futuro.
Eu acredito neste “TPM 5.0 – O Agora Conectado ao Futuro que já começou e a chave deste êxito, somos eu, você, todos nós. Engajados e integrados em um propósito humanizado e promissor com conquistas e legados inspiradores com experiências acumuladas e ágeis.
Fonte: Yunare Marinho
Excelente !!!