Exposição sobre a Revolução dos Cravos de Portugal fica aberta até o dia 2 de maio
O Vice-Consulado de Portugal, com apoio da Câmara Brasil Portugal no Ceará (CBPCE), do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua Portugal, do Rio Mar Fortaleza, e da Sociedade Beneficente Dous de Fevereiro, lançou na última sexta-feira, 26, a exposição “Legados de um cravo”, em alusão aos 50 anos da Revolução dos Cravos, em 25 de abril de 1974. A exposição ficará à disposição do público até o dia 2 de maio, Centro Comercial Rio Mar Fortaleza, Piso L1.
José Wahnon, diretor da CBPCE disse que o evento “confere às pessoas uma sucinta explicação daquilo que foi a revolução de 25 de abril que eu vivi em Portugal e que isso explica aos portugueses mais novos, ou os brasileiros que não sabem o que foi. Todas as pessoas que passam aqui conhecem o que era Portugal e o que o país se tornou após o final do fascismo e o começo de uma nova era”.
A mostra explora diferentes dimensões do regime anterior, da revolução e do período posterior até à promulgação da nova Constituição, em 1976. “É uma exposição que foca sobretudo em um público que conhece pouco sobe a história portuguesa e o que representou o 25 de abril e transmitem informações básicas, mas que permitem conhecimento aprofundado sobre esse período da história portuguesa e sobre o que é o Portugal moderno, disse Rui Almeida, vice-cônsul de Portugal.
“É o início da democracia depois de uma longa ditatura. Toda a nossa diáspora no mundo inteiro celebra a democracia e podemos expressar hoje livremente. Nós hoje que vivemos fora, elegemos quatro deputados. Vivemos plenamente essa democracia e o direito que temos de nos expressar e escolher nossos governantes. Viva Portugal e viva o Brasil”, destacou Francisco Brandão, presidente da Sociedade Beneficente Dous de Fevereiro.
Serviços:
Exposição “Legados de um cravo”.
Data: 26 de abril a 02 de maio
Hora: A partir de 10h
Local: Shopping Rio Mar Fortaleza, Piso L1 em frente às lojas Americanas
Fonte: Cenários Comunicação em 28.04.2024