Porto do Pecém e Sines assinam acordo para desenvolver corredor logístico sustentável
O Complexo do Pecém e a Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS) assinaram, em Portugal, um memorando de entendimento com o objetivo de fomentar a cooperação entre as duas instituições, especialmente no âmbito da sustentabilidade. O acordo – assinado na última sexta-feira (28) – visa estabelecer e desenvolver corredores logísticos sustentáveis e atrair investimentos estruturantes e de promoção da política industrial, em parceria com segmentos como o do agronegócio, dos combustíveis sintéticos e do hidrogênio verde.
O memorando é firmado no âmbito da Global Gateway, uma estratégia europeia lançada em dezembro de 2021 para promover ligações inteligentes, limpas e seguras em nível dos setores digital, da energia e dos transportes, alinhada com a Agenda 2030 das Nações Unidas e com o Acordo de Paris. A Global Gateway irá financiar 300 mil milhões de euros até 2027 em cinco pilares estratégicos: setor digital; clima e energia; transporte; saúde; e educação e investigação.
Fortalecimento
“Essa aliança com Sines vai fortalecer a estratégia de integração do Pecém com a União Europeia, ampliando o acesso dos empreendimentos do Complexo Industrial e Portuário do Pecém a mercados europeus e financiamentos do Global Gateway para empreendimentos do Hub de Hidrogênio Verde e da Transnordestina”, destaca Hugo Figueirêdo, presidente do Complexo do Pecém.
O presidente da APS, José Luis Cacho, realçou que “as parcerias estratégicas, como as que hoje estabelecemos, trazem vantagens competitivas para o Porto de Sines e para o país, uma vez que promovem o comércio do Brasil para a Europa, destacando Sines como porta de entrada das exportações brasileiras para a Europa, particularmente no negócio agroalimentar e matérias-primas críticas”.
António Vicente, representante da Comissão Europeia em Lisboa que também esteve no evento, salientou que “para chegar aqui houve muito trabalho envolvido, mas ainda há muito trabalho pelo caminho. A importância da conectividade entre os países e continentes, principalmente na cadeia alimentar e à luz dos dias de incerteza que vivemos hoje, é fundamental para promover a autonomia estratégica da União Europeia”.
A assinatura também contou com a presença de George Dantas, secretário executivo de Planejamento e Gestão Interna da Secretaria do Desenvolvimento Econômico do Ceará (SDE).
Fonte: O Otimista em 02.07.2024