Portugueses no exterior já podem se preparar para votar nas Eleições Legislativas de 2025
As Eleições Legislativas para a Assembleia da República de Portugal acontecerão no dia 18 de maio de 2025, e os cidadãos portugueses residentes no exterior já podem se organizar para exercer seu direito de voto.
O ato de votar é mais do que um direito – é um dever cívico. Por isso, a Embaixada de Portugal em Brasília disponibiliza diferentes modalidades de votação para atender aos eleitores que se encontram fora do território nacional.
Modalidades de Voto:
Voto Antecipado: Para eleitores recenseados em território nacional que estejam temporariamente no estrangeiro, é possível votar antecipadamente nos dias 6, 7 e 8 de maio, entre 9h e 16h, na Embaixada de Portugal em Brasília. É necessário apresentar documento de identificação válido.
Voto Presencial no Estrangeiro: Os cidadãos recenseados no estrangeiro e que tenham manifestado, até 18 de março, a intenção de votar presencialmente, poderão votar nos dias 17 de maio (das 8h às 19h) e 18 de maio (das 8h às 16h), também na Embaixada de Portugal em Brasília.
Voto Postal: Os eleitores recenseados no estrangeiro que não manifestaram intenção de votar presencialmente deverão receber o boletim de voto via postal.
Para confirmar sua situação no recenseamento eleitoral, o eleitor pode acessar o portal oficial: www.recenseamento.pt, inserindo os dados do cartão de cidadão e data de nascimento.
Mais informações sobre o processo eleitoral no estrangeiro estão disponíveis no site da Comissão Nacional de Eleições: www.cne.pt
Dúvidas adicionais podem ser encaminhadas para o e-mail da Secção Consular da Embaixada de Portugal em Brasília: sconsular.brasilia@mne.pt
Com informações da Embaixada de Portugal em Brasília