Enid Câmara: Protagonismo e competência no ramo dos eventos
Enid Câmara é sócia e diretora da CBPCE fez e faz história no segmento de eventos e turismo. Com a competência que lhe é peculiar, já organizou e coordenou mais de 1.500 eventos. Sua trajetória, marcada pela maestria, ganhou destaque não apenas no Ceará, mas nacionalmente. Entretanto, o começo se deu de uma forma bastante comum, em 1993, quando foi estagiária de uma empresa desse segmento tão importante para o nosso Ceará.
Formada em Ciências Sociais pela Universidade de Fortaleza, é especialista em organização de eventos pela UECE, com formação no Programa de desenvolvimento gerencial – PDG Turismo pela Universidade Fluminense-RJ. Em reconhecimento à sua dedicação e atuação em prol do desenvolvimento do setor de Turismo e Eventos, Enid foi agraciada com diversos prêmios, como o Mulher Empreendedora pelo SEBRAE Nacional, Destaque Empresarial 2005 – Melhor Organização de Eventos no Ceará. Em 2008, ganhou o XII Prêmio MG Turismo, categoria divulgação do Ceará e Troféu Patativa do Assaré. Ainda recebeu homenagens do Rotary Club, Revista Exotic People, Fecomércio Ceará e dos companheiros de setor.
Enid é muito atuante também nas entidades classistas. Foi presidente do SKAL Internacional de Fortaleza biênio 2009-2011, reeleita para biênio 2011-2013 e Vice-Diretora do SKAL Brasil. Ainda esteve como presidente da Câmara Setorial de Eventos da ADECE (Gestão 2014-2018).
Em 2011, tomou posse como integrante da Academia Brasileira de Eventos e Turismo e se tornou a primeira mulher nordestina e cearense a ocupar uma cadeira na ABEVT. Atualmente, preside a ABEOC Ceará (Gestão 2018-2020), é diretora secretária do Fortaleza Convention & Visitors Bureau, vice-presidente do Sindieventos Ceará e Diretora geral da Prática Eventos. Confira essa trajetória de sucesso na nossa entrevista de domingo.
Você tem uma história com o turismo cearense e o mercado de eventos. Nos conte como os seus caminhos se cruzaram com esses setores. Você já fazia eventos na adolescência?
Tudo iniciou em março de 1993, quando entrei como estagiária na Prática Empresarial, que era gerida pela mente brilhante e visionária do Roberto Matoso (In memoriam). Eu nunca tinha organizado eventos antes e estou há 27 anos nesse setor. Hoje, são mais de 1.500 eventos promovidos/organizados. Quem entra nesse universo fantástico dos eventos, costuma gostar e permanecer por muito tempo. Eu sou assim.
Como surgiu a ideia de empreender com a Prática Eventos? Qual o trabalho mais desafiador que vocês já pegaram?
Em janeiro de 1997, transformamos a área de eventos da Prática Empresarial em uma empresa focada somente na promoção e organização de eventos (Prática Eventos), da qual me tornei sócia minoritária. Sobre o trabalho mais desafiador, todos os eventos são únicos e tem em si particularidades e desafios próprios, mas acredito que o mais desafiador foi organizar um evento que precisaria de no mínimo seis meses para sua produção, e o cliente nos contratou para organizá-lo com o prazo de uma semana e com um feriado no meio. Mas, graças ao empenho de toda uma equipe envolvida, ele aconteceu com sucesso e nos trouxe inúmeros aprendizados.
Leia a entrevista completa clicando aqui.