Portugal é um bom pais para investir
Esta foi a principal conclusão do webinar sobre o “O contributo da Diáspora para a internacionalização das PME portuguesas” promovido pela Rede Global da Diáspora, um projeto da Fundação AEP, que contou com a participação do Presidente da Federação das Câmaras de Comércio Portuguesas no Brasil, Armando Abreu, Presidente da Câmara de Comércio Portuguesa de São Paulo, Nuno Rebelo de Sousa e Secretária de Estado para as Comunidades Portuguesas, Berta Nunes.
“O projeto da Rede Global da Diáspora veio num timing perfeito neste contexto em que Portugal tem um programa forte de projeção da Marca Portugal e no seu papel de incentivo ao investimento no nosso país. Portugal é agora, mais que nunca, um bom país para criar negócio e/ou parcerias e relações. A Rede Global é muito oportuna para criar esta ligação tão forte com a Diáspora Portuguesa e o seu país de origem”, refere Nuno Rebelo de Sousa, Presidente da Câmara de Comércio Portuguesa de São Paulo.
A Rede Global da Diáspora é uma plataforma online promovida pela Fundação AEP que tem por objetivo aproximar as PME portuguesas da Diáspora. Este projeto responde a uma estratégia colaborativa de internacionalização, assente na construção de uma plataforma capaz de promover o relacionamento dos portugueses espalhados pelo Mundo, ligando-os entre si e entre as PME portuguesas, com o objetivo de os transformar em verdadeiros embaixadores e promotores da oferta nacional.
“Vivemos hoje ligados, como nunca antes, por uma rede pluricêntrica que se multiplica através das comunidades portuguesas, constituídas por mais de cinco milhões de pessoas, através da presença das empresas nacionais no estrangeiro ou do crescente número de falantes de Língua Portuguesa. A Rede Global da Diáspora partilha de um mesmo pressuposto que tem sido o nosso e que está na origem da criação do Programa Nacional de Apoio ao Investimento da Diáspora, que a convicção de que as comunidades portuguesas são um ativo estratégico fundamental para a valorização do país e atração de investimento para território nacional, bem como para a internacionalização das empresas portuguesas,” afirma Berta Nunes, Secretária de Estado para as Comunidades Portuguesas.
A plataforma conta já com cerca de quatro mil inscritos de 124 países diferentes e mais de dez mil empresas inseridas. Mais do que a ativação do tradicional “Mercado da Saudade”, muito conectado à memória e aos sabores do país, a Rede Global está a criar um sentimento de união e orgulho nas marcas portuguesas, e de conexão entre os portugueses da diáspora, criando uma rede de embaixadores espalhados pelo mundo. Pelos seus objetivos, o projeto assume um enorme interesse para o tecido empresarial português no contexto da internacionalização da economia, possibilitando o crescimento do networking global, através de um acesso às comunidades de portugueses expatriados.
“Assiste-se agora a um grande espírito de parceira entre a Rede Global e as Câmaras de Comércio no impulso à internacionalização, investimento e comércio das empresas portuguesas no mundo. Queremos estar cada vez mais disponíveis para ajudar os portugueses no fortalecimento das suas empresas e negócios quer no Brasil quer em Portugal,” partilha Armando Abreu, Presidente da Federação das Câmaras de Comércio Portuguesas no Brasil.
A Rede Global da Diáspora pretende ajudar a alavancar exportações e no entender da Fundação AEP, esse papel é determinante no atual quadro de desenvolvimento da nossa economia. “Sabemos que da crise pandémica vivemos imensas dúvidas relativamente à futura organização do comércio mundial,” afirma Luís Miguel Ribeiro, Presidente da Fundação AEP, “de uma forma geral, assiste-se hoje a um reforço dos sistemas de produção internos dos países, sobretudo os do ocidente, no sentido de se tornarem menos vulneráveis às falhas no abastecimento global de alguns produtos fundamentais,” continua. “É neste quadro que teremos que recuperar a nossa economia estendendo a nossa procura interna aos mais de 5 milhões de portugueses espalhados pelo mundo. Por outro lado, sabemos que alguns dos nossos emigrantes contactaram já com um Portugal moderno, transformado por um vasto conjunto de investimentos infraestruturais e que oferece boas condições de vida e em segurança.
São alguns desses portugueses que ora pretendem regressar ora pretendem investir na terra que os viu nascer e para os quais pretendemos facilitar uma e outra opção,” conclui.
A Rede Global da Diáspora, que tem por objetivo aproximar as PME portuguesas da Diáspora, é um projeto apoiado pelo Portugal 2020, no âmbito do COMPETE 2020 – Sistema de Apoio às Ações Coletivas, cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.
Para mais informações:
Filipa Prenda – filipaprenda@redeglobal.pt
Tlm: (+351) 924 139 483
Siga a CBPCE nas redes sociais
Linkedin: https://www.linkedin.com/company/cbpce
Facebook: https://www.facebook.com/cbpce/
Instagram: https://www.instagram.com/cbpceara/
Twitter: https://twitter.com/cbpce