Envolver as pessoas, reaprender e olhar para frente, por Ricardo Parente
A jornada tem sido árdua, de muito trabalho, empatia, adaptações e reaprendizados. Permita-me apresentar um caminho que preza pela melhoria contínua às pessoas, processos e produtos os três “p’ que impactam no presente e futuro de uma empresa. Em meio à crise sanitária, com a economia em baixa e algumas siderúrgicas desligando seus alto-fornos, a Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP) manteve, em 2020 e 2021, a produção e as vendas, sob rigorosos protocolos sanitários e mais de 50 ações internas e externas implantadas para cumprir valores inegociáveis a nós: segurança e saúde. Entramos rapidamente na direção certa e temos dado importantes passos rumo à essencial sustentabilidade financeira, com 94% dos empregados com a primeira dose de vacina contra a Covid-19 e 74% com a segunda, até 16/11 /2021. Esse é o ‘ p” de “pessoas”.
Aqui, os fins não justificam os meios. Somos absolutamente conectados com a ética, cuidado com o meio ambiente, além do diálogo e envolvimento com as comunidades próximas a nós e com o estado do Ceará. Precisamos garantir uma caminhada ao conceito que também nos move: eficiência “capacidade para produzir um efeito “, como define o dicionário Michaelis. No primeiro semestre de 2021, foram RS 623 milhões em produtos, serviços e equipamentos comprados de 264 empresas cearenses. O ” p’ de processos”.
Uma mudança importante pela qual a empresa vem passando é a consolidação do propósito coletivo em detrimento de metas individuais. Essa mentalidade colaborativa, de eficiência e excelência produtiva nos trouxe resultados de produção melhores que o ano passado e com uma placa de aço cada vez mais premium. Foram 2,225 milhões de toneladas de placas de aço de janeiro a outubro de 2021.0 “p” de “produtos “.
Os resultados de uma siderúrgica não são imediatos para a empresa nem para os parceiros públicos e privados. Tudo requer sólido planejamento e execução fluida. Temos contribuído para um crescimento vertiginoso, ao longo dos últimos anos, com o município de São Gonçalo do Amarante e com o Ceará, com um povo trabalhador e inteligência altiva na criatividade científica, empresários visionários e um governo de gestão estadista.
Um exemplo da contribuição da CSP é na arrecadação do ISS municipal, com participação de 40% do total desse tributo em 2020. Além disso, contribuiu para o impulso do PIB, PIB per Capita e IDEB. Seguimos firmes com o objetivo de gerar valor a todos que fazem parte da nossa cadeia acionistas, fornecedores, clientes, parceiros, empregados e sociedade. Que venha 2022!
“Temos contribuído para um crescimento vertiginoso, ao longo dos últimos anos, com o município de São Gonçalo do Amarante e com o Ceará, com um povo trabalhador e inteligência altiva na criatividade científica”
Por Ricardo Parente
Gerente Geral de Relações Institucionais e Comunicação na Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP)
Fonte: O Povo