Comunidade Portuguesa no Ceará entrega prêmio para celebrar o Dia de Portugal
Com o intuito de celebrar o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, data que ocorre anualmente no dia 10 de junho, a Comunidade Portuguesa no Ceará realizará a entrega do Troféu Martim Soares Moreno nesta sexta-feira, às 19h, na na sede da Sociedade Beneficente Portuguesa.
O evento também marca a comemoração dos 150 anos da Sociedade Beneficente Portuguesa Dous de Fevereiro, que será, inclusive, homenageada pela Assembleia Legislativa do Ceará. A entrega do troféu ocorre desde 2009 e, neste ano, vai homenagear o advogado Rômulo Alexandre Soares, atual vice-presidente da Federação Brasileira de Câmaras de Comércio Exterior e a assistente técnica do Vice-Consulado de Portugal em Fortaleza, Sannara Lopes.
De acordo com o advogado, que também já foi presidente da Federação das Câmaras Portuguesas de Comércio no Brasil; da Câmara Setorial de Comércio Exterior e Investimento Estrangeiro da Agência de Desenvolvimento do Ceará (Adece) e do Conselho de Relações Internacionais da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), a importância de celebrar o Dia de Portugal se deve ao reconhecimento de que as comunidades portuguesas que estão em outros lugares do mundo continuam sendo relevantes para o país europeu. “Existe um número de deputados na assembleia que são escolhidos para representar os interesses dessas comunidades. Celebrar o Dia de Portugal é textualmente celebrar o dia das comunidades e estamos falando de todos os portugueses que se congregam em vários lugares do mundo, como é o caso de Fortaleza”, pontua.
Para Rômulo Alexandre, ser homenageado pela comunidade portuguesa é uma grande honra. “Nos últimos 20 e poucos anos, eu tenho tido a oportunidade de colaborar com a presença e com a interação portuguesa no Ceará, tanto na área de negócios, quanto também na área cultural. Acho que hoje a comunidade portuguesa tem uma expressão de interação bastante fortalecida com o Ceará e com Fortaleza em especial”, opina.
O advogado destaca que Sannara Lopes também tem uma contribuição enorme para o serviço consular.
Nos últimos anos, o Ceará foi um dos estados do Brasil em que mais pessoas receberam a cidadania portuguesa. A Sannara testemunhou nos últimos 20 anos o crescimento dessa faceta da relação entre Ceará e Portugal. Recebo esse prêmio bastante envaidecido, mas ciente da responsabilidade que é para o futuro”, declara.
Fonte: Jornal O Estado do Ceará