A logística e o futuro sustentável, por Carlos Alberto Nunes
A logística é vital para o funcionamento eficiente das cadeias de suprimentos em todo o mundo, e é importante lembrarmos que tudo começou em 1944, com a maior operação logística já realizada até então, por conta do desembarque das tropas aliadas na Normandia que daria fim à Segunda Guerra Mundial.
De lá pra cá, a logística passou por diversas transformações e desafios para solucionar com eficiência e personalização as operações de todos os modais, seja marítimo, rodoviário, ferroviário ou dutoviário.
Atualmente, a logística, juntamente com o Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP) se preparam para posicionar o Ceará como um grande player no mercado de hidrogênio verde (HaV) e sua imponência na América Latina com a implantação do hub de Gás Natural Liquefeito (GNL) que é a grande estrela da logística.
A partir do gás natural, a gente também avança na produção de hidrogênio de baixo carbono e temos que abraçar essas oportunidades para avançarmos com a transição energética e fazer com que a nossa região assuma sua capacidade de representar todo seu potencial em energias renováveis.
A conversão da amônia a partir da produção de hidrogênio verde também é de interesse das empresas, já que é uma alternativa para exportação e consumo da indústria. Os olhares estão voltando não apenas para a exportação de uma commodity, mas sim para toda uma cadeia de valores que começam nos parques de geração solar, eólica onshore e offshore, no tratamento da água usada na eletrólise, passando pela produção de hidrogênio, amônia e combustíveis sintéticos, e pelo armazenamento, distribuição e logística, até chegar no uso final. Os projetos em desenvolvimento para levar o GNI para diferentes regiões do país, preveem soluções multimodais, desde transporte por estradas ou ferrovias, até por cabotagem.
Acreditamos em uma logística cada vez mais sustentável, otimizada e que contribui para o desenvolvimento econômico, social e ambiental do planeta. Parabenizo todos os profissionais que se dedicam diuturnamente para transformar o mundo melhor completo, interligado e ao alcance de todos.
Carlos Alberto Nunes – Gerente Comercial
Tecer Terminais