Anya Ribeiro destaca papel do turismo sustentável na autonomia feminina
A sócia e diretora de turismo da Câmara Brasil Portugal no Ceará (CBPCE), Anya Ribeiro, participou de um painel sobre a interseção entre sustentabilidade e liberdade econômica nos setores de turismo, arquitetura e urbanismo. Durante o evento, ela ressaltou como o turismo, aliado à sustentabilidade, pode equilibrar o desenvolvimento socioeconômico, cultural, ambiental e institucional.
Anya Ribeiro destacou o grande potencial de transformação do turismo sustentável nos territórios, criando novas oportunidades de trabalho, especialmente para mulheres empreendedoras. No entanto, segundo ela, para que esse impacto seja efetivo, é fundamental que recursos técnicos e financeiros sejam disponibilizados por diversas instituições.
A independência financeira no setor turístico, conforme apontado por Anya, possibilita que mulheres explorem diversas áreas, como eventos, entretenimento, gastronomia, economia criativa e guiamento turístico. Essa inserção não apenas gera renda, mas também promove a autonomia e o empoderamento feminino.
Durante sua participação, a sócia da CBPCE citou exemplos bem-sucedidos de políticas públicas, como a política de turismo do Ceará, a captação do voo TAP Lisboa-Fortaleza, o incentivo a investimentos hoteleiros e o fortalecimento de setores como artesanato, economia criativa e guiamento turístico. Esses casos demonstram o impacto positivo das iniciativas voltadas ao turismo sustentável.
Anya Ribeiro reforçou que o turismo sustentável representa uma verdadeira virada de chave para mulheres empreendedoras, contribuindo para economias locais mais resilientes e inclusivas, valorizando a cultura e promovendo o desenvolvimento sustentável.
Contatos:
E-mail: arc.consultoriaempresarial@gmail.com
Com informações de Anya Ribeiro
Fonte: CBPCE em 20.03.2025