Bagagem extraviada? Saiba o que fazer com a Travelex Câmbio
Não encontrar a bagagem despachada ao desembarcar é uma circunstância desagradável e que pode acontecer com todo viajante. Contudo, existem procedimentos estabelecidos para lidar com esse problema e garantir seus direitos. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) define as regras que as companhias aéreas devem seguir em casos de extravio ou danos à bagagem, assegurando ao viajante compensações e assistência adequadas. Aqui está um guia prático sobre o que fazer em caso de extravio de bagagem e dicas para minimizar os riscos.
O que fazer quando sua mala não chega ao destino
Ao perceber que sua bagagem não chegou com o voo, o primeiro passo é comunicar imediatamente a companhia aérea. Essa notificação deve ser feita no balcão de atendimento da empresa, preferencialmente em uma área de desembarque ou ponto de comunicação indicado pela companhia. Para realizar a reclamação, não se esqueça de apresentar o comprovante de despacho da bagagem, que deve ser guardado no momento do embarque.
Caso sua bagagem seja localizada, ela será devolvida ao endereço que você fornecer à companhia. No caso de furto, além de avisar a empresa aérea, é importante registrar um boletim de ocorrência na polícia.
Seus direitos em caso de extravio
Segundo as normas da Anac, se a bagagem não for localizada e entregue dentro do prazo estabelecido (7 dias para voos nacionais e 21 dias para voos internacionais), a empresa aérea deverá compensar o passageiro. Esse valor de indenização é calculado em uma moeda internacional chamada Direito Especial de Saque (XDR). Para voos domésticos, a indenização pode chegar a até 1.131 XDR (aproximadamente R$ 8.900) e, para voos internacionais, até 1.288 XDR (cerca de R$ 10.100).
Além da indenização, a companhia aérea deve ressarcir o passageiro por despesas emergenciais, como a compra de roupas ou itens de higiene, durante o período sem sua bagagem, desde que o viajante esteja fora de sua cidade de origem. A empresa tem até 7 dias para fazer esse pagamento, a contar da apresentação dos comprovantes.
Embora não haja como garantir que sua bagagem não será extraviada, conheça algumas precauções que podem diminuir os riscos de transtornos:
Tire fotos: Embora não seja uma exigência legal, tirar fotos de sua mala antes do embarque pode ser útil, principalmente se ocorrer algum dano ou extravio. Registre a mala aberta, os itens dentro dela (especialmente objetos de valor) e registre a etiqueta de despacho legível.
Utilize rastreador de bagagem: Dispositivos eletrônicos inseridos na bagagem são opções para monitorar e aumentar as chances de localizá-la.
Marque suas malas: Identifique seus pertences com adesivos, fitas coloridas ou lenços para ajudar a tornar sua bagagem mais fácil de ser reconhecida e rastreada, caso seja desviada.
Priorize itens essenciais na bagagem de mão: Ao viajar, inclua itens indispensáveis (como uma muda de roupa e itens de higiene pessoal) na sua bagagem de mão, para evitar maiores transtornos caso sua mala seja extraviada.
Evite conexões curtas: Voos com conexões rápidas podem aumentar o risco de extravio de bagagem. Se possível, escolha voos com mais tempo entre as conexões para dar mais margem à sua bagagem para ser transferida adequadamente entre os voos.
Caso o passageiro não encontre sua bagagem, ele deve entrar em contato com a companhia aérea, para que ela faça a busca do item perdido. O próximo passo é ligar para a Central de Atendimento da Seguradora para receber auxílio no serviço de localização. Se não for possível localizar as malas e elas foram declaradas como perdidas pela companhia aérea, o cliente deverá entrar com um pedido de indenização pela companhia aérea responsável pela viagem.
Após o pagamento da indenização pela companhia aérea, a Seguradora, realizará o reembolso complementar ao que o cliente recebeu, conforme os limites do plano de contratado. O seguro de extravio de bagagem é válido desde que o extravio seja confirmado pela companhia aérea, e a cobertura se estende durante todo o período da viagem internacional.
Embora o extravio de bagagem seja um contratempo indesejável, com a correta informação e precauções, você pode minimizar os impactos dessa situação. Lembre-se de comunicar imediatamente a companhia aérea e acompanhar os procedimentos para garantir seus direitos, e considere investir em um seguro viagem para uma cobertura extra.
Fonte: Travelex Câmbio em 07.02.2025