CBPCE promove debate sobre Acordo Mercosul-UE e destaca papel das relações luso-brasileiras nos investimentos
A força e o potencial da relação comercial entre Brasil, Portugal e União Europeia ficaram em evidência mais uma vez durante a palestra “Acordo Mercosul & União Europeia: Oportunidades de Negócios na Ambiência Luso-Brasileira”. O evento aconteceu na manhã do dia 7 de abril, no Auditório Luis Esteves da FIEC, em Fortaleza.
Promovido pela Câmara Brasil Portugal no Ceará (CBPCE), o encontro contou com o apoio da AICEP, do Vice-Consulado de Portugal em Fortaleza, do Centro Internacional de Negócios – CIN, da FIEC, da Câmara de Comércio Exterior & Investimento Estrangeiro do Ceará, do escritório APSV Advogados e da QAIR Brasil.
O evento reuniu empresários, diplomatas, investidores, representantes do setor industrial e instituições, com o objetivo de discutir os impactos e as oportunidades que o acordo entre Mercosul e União Europeia pode trazer, com um olhar especial para os negócios entre Brasil e Portugal.
Um dos momentos mais aguardados foi a apresentação do Dr. Paulo Rios, membro do Conselho de Administração da AICEP – Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal. Ele compartilhou uma visão estratégica sobre o cenário comercial e as possibilidades de cooperação entre os blocos.
Durante sua fala, Rios ressaltou o papel de Portugal como um ponto estratégico para negócios globais, destacando sua localização privilegiada, estabilidade econômica e forte perfil exportador. Em 2024, o país teve crescimento expressivo em setores como turismo (+8,8%), agricultura (+10,8%) e indústria química (+13,8%). As exportações de produtos farmacêuticos (+25,9%) e de aeronaves (+23,0%) também apresentaram alta.
“A ambiência luso-brasileira se consolida como uma ponte natural entre América do Sul e Europa, com o Ceará despontando como uma promissora porta de entrada, especialmente em energia, infraestrutura, inovação e agroindústria”, destacou o especialista. Ele também apontou os diferenciais de Portugal, como talento, inovação, segurança e sustentabilidade. O país tem a terceira maior taxa de formados em engenharia da Europa, lidera investimentos em energia renovável e ocupa posição estratégica no tráfego global de dados graças à sua rede de cabos submarinos. Atualmente, é o 7º país mais seguro do mundo e está entre os sete principais destinos europeus para Investimento Direto Estrangeiro (IDE), com um ecossistema vibrante de startups e empresas inovadoras, incluindo unicórnios.
O evento ainda contou com um momento de networking durante o welcome coffee e uma sessão de perguntas e respostas, onde o público pôde trocar ideias, esclarecer dúvidas e aprofundar o debate. A iniciativa reforça o compromisso das instituições com a ampliação da cooperação econômica entre Brasil, Portugal e União Europeia, criando conexões valiosas e abrindo novas portas para negócios e investimentos.
Confira aqui as fotos do evento: https://news.cbpce.org.br/fotos-ue-mercosul
Fonte: CBPCE em 09.04.2025