Ceará deve chegar a 1 milhão de lares conectados até 2025
| Ceará Global 2022 | Números foram apresentados pela Angola Cables, que ressaltou ritmo de expansão cearense ser mais acelerado que a média nacional. Empresa prevê ampliação de data center
O mercado de telecomunicações no Ceará tem crescido acima da média nacional no que se refere à quantidade de lares conectados com banda larga fixa. Estudo da Angola Cables, com base em dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), mostra que, em 2022, houve aumento superior a 16,5% no tráfego de dados.
Esse tipo de conexão está presente em 25% dos domicílios no Ceará, enquanto a média nacional é de 20%. E a perspectiva é chegar a superar 1 milhão de conexões até 2025.
A multinacional angolana, que opera cabos de telecomunicações de fibra óptica e possui infraestrutura instalada em Fortaleza, projeta bons negócios com esse crescimento do mercado.
Ontem, durante o evento Ceará Global, em Fortaleza, a gestora comercial da empresa, Rejane Ponte, afirmou que a formação do hub de cabos submarinos formado no Ceará e o cinturão digital – interiorizando o acesso à internet banda larga, fazem o Ceará se movimentar de forma diferente no mercado telecom. Com 10 cabos submarinos ancorados em sua costa, Fortaleza é a segunda cidade do mundo mais bem conectada do mundo, atrás somente de Fujairah (Emirados Árabes Unidos) que possui 13 cabos.
Na prática, a Capital sedia os vendedores de internet no atacado, sendo a Angola Cables um dos principais players. Rejane destaca que a companhia observa com bons olhos os avanços das pequenas e médias empresas provedoras de internet no mercado, de forma que tem buscado atuar nesse nicho com opções de produtos adaptáveis ao tamanho e demanda. “Na hora em que essas empresas estão conosco e promovem essa entrada de dados de internet para dentro do continente, nos lugares mais remotos, levando internet rápida para essas residências e empresas, há uma inclusão digital quer permite o desenvolvimento dessa região e temos o Ceará
como exemplo a partir dessa entrega que fazemos”, pontua.
A chegada do 5G também deve ampliar as possibilidades de fornecimento e a empresa se diz preparada para atender às vencedoras dos leilões regionais e aos provedores interessados. “É uma oportunidade de inclusão.
Agora indo além dos dados fixos, dos domicílios com banda larga fixa, a chegada do 5G vai proporcionar a melhoria do serviço de dados móveis de todo Brasil. E vai democratizar mais a oportunidade da sociedade ter acesso aos dados, mesmo que em pacotes menores”, afirma.
Clique aqui e leia a matéria completa
Fonte: Jornal O Povo