Chairman da Qair Brasil prestigia lançamento de documentário do projeto Heróis Portugueses do Brasil na Embaixada de Portugal
No último 5 de maio, a Embaixada de Portugal no Brasil sediou, em Brasília, a cerimônia de abertura da exposição fotográfica e o lançamento do vídeo-documentário inédito do projeto Heróis Portugueses do Brasil. A data marca os dez anos da iniciativa idealizada por Antonio Bacelar Carrelhas, que tem se dedicado ao resgate da memória de personalidades portuguesas fundamentais para a formação do território brasileiro.
O Chairman da Qair Brasil, Armando Abreu, participou do evento como representante de uma das instituições apoiadoras do projeto, o Instituto Qair. Sendo também um dos expedicionários do projeto.
Realizado pela Embaixada de Portugal e pelo Camões – Centro Cultural Português Brasília, com patrocínio da Atex Brasil, EDP, Instituto Qair e Tambasa, o evento ocorreu no auditório Agostinho da Silva e celebrou não apenas o legado das expedições, mas também a força da memória como instrumento de identidade e cidadania.
A exposição reúne imagens marcantes das quatro jornadas realizadas entre 2014 e 2024:
Pedro Teixeira, o conquistador da Amazônia (2014–2015)
Martim Soares Moreno, o guerreiro e fundador do Ceará (2019)
200 Anos – Os Caminhos da Independência do Brasil (2023)
José da Silva Paes, nas fronteiras do Sul para expandir o Brasil (2024)
As expedições percorreram mais de 10 mil quilômetros, visitaram mais de 100 cidades e realizaram palestras para milhares de estudantes da rede pública, distribuindo mais de 10 mil livros didáticos. O documentário lançado — também disponível no canal oficial do projeto no YouTube — retrata essa trajetória rica em encontros, descobertas e partilhas com as comunidades locais.
Segundo o curador Andrés I. M. Hernández, a exposição “revisita memórias, atualiza paisagens e compartilha histórias que foram centrifugadas nos contextos locais, atualizadas na contemporaneidade”.
Formado por brasileiros e portugueses residentes em diferentes regiões do país, o Heróis Portugueses do Brasil nasceu da crença no poder da educação e da história como ferramentas de transformação. Após uma década de ações educativas e culturais, o projeto se consolida como uma ponte entre o passado e o presente, inspirando novas gerações a compreenderem o valor da memória luso-brasileira.
A exposição fotográfica segue aberta à visitação até 31 de maio, na Embaixada de Portugal, em Brasília.
Fonte: Qair Brasil