Clube de Mulheres de Negócios de Portugal recebido nos Paços do Concelho
Trinta embaixadoras do Clube de Mulheres de Negócios de Portugal foram recebidas hoje, nos Paços de Concelho, pelo presidente da Câmara, Rui Moreira. Escolheram o Porto para início do 1.º Encontro Global do Clube, o “Conecte-se”. Para além das relações de negócios, todas elas têm um ponto em comum: a Língua Portuguesa.
“Certamente todas vós têm experiências de vida e experiências profissionais distintas, mas no meio desta diversidade souberam encontrar outros pontos convergentes para além da Língua Portuguesa: a garra para prosperar, para arriscar na internacionalização dos vossos negócios, seja qual for o setor de atividade em que se movimentam”, salientou Rui Moreira.
No Dia Internacional da Mulher, o presidente da Câmara não esqueceu também “o período negro que a Europa atravessa” e, em especial, o exemplo das mulheres ucranianas. “Numa altura em que, impotentes, assistimos a uma invasão de um país sobre outro e em que tantos direitos civis estão a ser violados, não posso deixar de evidenciar e aplaudir a coragem das mulheres ucranianas, mães e filhas que, sem saberem o dia de amanhã, enxugam as lágrimas e se despedem dos seus maridos e filhos que lutam pela pátria, sem saber se será a último dia que os veem. A todas elas, espero que encontrem a força que teima em falhar nestes momentos”, acrescentou.
Ainda a propósito do “mundo feminino”, sublinhou a igualdade de géneros que existe, atualmente, no universo da Câmara: 3412 trabalhadores dos quais 1620 são mulheres (47,5%). Percentagem que sobe para os 64,6% em cargos dirigentes.
“As mulheres precisam de ser reconhecidas”
Também para a presidente do clube, “as mulheres precisam de ser reconhecidas”. “Temos o compromisso de fazer a diferença no mundo, de contribuir para a inexistência de hiatos nas lideranças. Esta é humana e não depende do sexo. No dia em que nos sentarmos à mesma mesa, homens e mulheres, podem ter a certeza que o mundo será muito mais próspero e com muito menos guerras”, salientou Rijarda Aristótelos.
Com dois anos de existência, o Clube Mulheres de Negócios de Portugal é uma plataforma que une mulheres em todo mundo, em língua portuguesa, para realizar negócios por meio de networking. Investe em conhecimento estratégico e relacionamento empresarial para promover a liberdade financeira feminina.
A sessão, que contou também com a presença do Comandante do Pessoal do Exército, Tenente-General Eduardo Mendes Ferrão, e de elementos da equipa de vereação da Câmara do Porto, teve um momento musical protagonizado por um quarteto feminino de saxofonistas do Exército. A instituição militar quis associar-se à Câmara do Porto nesta receção, oferecendo um mini concerto dado por Cláudia Beijinha (Segundo-Sargento, com saxofone soprano), Susana Valentim (Segundo-Sargento, com saxofone tenor), Bianca Mendes (Primeiro Cabo, com Saxofone Alto) e Andreia Silva (Soldado, com Saxofone Barítono).
No final, foram oferecidas rosas brancas a todas as mulheres presentes na cerimónia.
Fonte: Porto.pt em 08/03/2022