Como é morar em Portugal: guia completo para viver bem no país
Aspectos gerais sobre uma nova vida em um novo país são sempre motivo de curiosidade. Quando a questão abrange o estilo de vida e tudo que é necessário para garantir um bom recomeço, os brasileiros querem saber a respeito de clima, segurança, qualidade e custo de vida, saúde, educação, transporte, lazer, vagas de emprego, dentre outros assuntos de interesse. Portanto, neste texto, você vai entender esses pontos e acompanhar detalhes sobre como é morar em Portugal, como é morar no interior de Portugal, como é morar em Lisboa, Porto, Braga e Algarve. Veja o conteúdo completo e fique bem informado!
Como é morar em Portugal sendo brasileiro
A língua portuguesa é uma das coisas que, de cara, já aproxima os brasileiros de terras lusitanas. Há diferenças, como é claro, entre o português do Brasil e o de Portugal. Assim, algumas confusões com os significados das palavras podem acontecer. Mas nada que seja tão estranho e que não aceite a adaptabilidade do imigrante que chega. Além de todo o processo documental de início, seja relacionado às informações necessárias para obtenção da autorização de residência temporária ou, depois, permanente, via de regra Portugal facilita os caminhos para os brasileiros, até mesmo em situações práticas do cotidiano.
Existem similaridades entre Brasil e Portugal e elas passam pela comida, música, e até mesmo pela programação da TV. Enfim, são memórias afetivas que remetem ao Brasil em vários momentos e há uma sensação de acolhimento. O nosso “jeitinho brasileiro” é bem conhecido em Portugal e em contrapartida a praticidade do português pode auxiliar a resolver os problemas enfrentados no dia a dia.
Caso queira viver no interior, verá que os costumes e as tradições são ainda mais preservados e estão enraizados em terras portuguesas. As feiras de rua, as comemorações religiosas e um certo senso de comunidade também são motivos de boas surpresas.
Ao passo que, nas grandes cidades, o imigrante tem acesso a shows musicais, opções de lazer, eventos e facilidade de acesso a transportes para simplificar a mobilidade urbana. Por conta disso, morar em Portugal sendo brasileiro exige, sim, adaptação e flexibilidade, entretanto sem o peso de um grande impacto relativamente ao cotidiano, pois a comida farta à mesa, o clima favorável (a depender da região do país) e o fato de se falar a mesma língua são fatores extremamente positivos.
Leia a matéria completa clicando aqui
Fonte: Nacionalidade Portuguesa