CTI Fracht: Inteligência de mercado para suas exportações
O mercado internacional está diretamente ligado a uma complexa rede de informações que podem ajudar ou prejudicar os negócios, na hora de exportar.
Sabendo da dificuldade de prever alguns cenários, grandes players do comércio exterior brasileiro vêm aumentando seus investimentos em Inteligência de Mercado.
A intenção é aumentar a quantidade de informação relevante que auxiliem as tomadas de decisão estratégica.
E você já sabe o que é Inteligência de Mercado e como ela pode ser importante para o seu negócio?
Entenda um pouco mais.
Processo de venda internacional
A exportação é um ramo de atividade econômica que exige um conhecimento técnico muito apurado acerca da legislação internacional dos países envolvidos. Por conta deste conhecimento técnico apurado, muitas vezes passa despercebido o fato de que a exportação, em sua essência é uma venda como outra qualquer!
Obviamente, requer muitos mais cuidados e conhecimento especializado, mas um processo comercial possui similaridades elementares em qualquer que seja o ramo de atuação.
Deste modo, a necessidade de conhecer o mercado em que se atua, descobrir novos nichos e acompanhar as tendências de comportamento de compra dos clientes em potencial faz a diferença na hora de obter sucesso nos negócios internacionais.
A exportação no Brasil ainda caminha a passos medianos, com muitas empresas adentrando o cenário internacional através de alguma oportunidade que aparece, muito mais do que através de uma estratégia comercial de expansão das fronteiras de atuação.
A chamada mentalidade exportadora, é uma chave que faz com que exportadores de sucesso se destaquem no mercado brasileiro e mundial.
Para fundamentar todo este processo de internacionalização da empresa, a inteligência de mercado é a bússola que aponta o norte para gestores tomarem as decisões importantes, com base em informações específicas, vamos conhecer um pouco mais abaixo.
O que é a Inteligência de Mercado?
A inteligência de mercado é uma poderosa ferramenta que permite aos gestores obterem acesso às informações pertinentes aos seus respectivos negócios, possibilitando assim estar por dentro de dados relevantes de tendências de mercado, projeções e informações específicas de cada business. Além de ser uma metodologia que envolve vários processos, recursos tecnológicos e profissionais especializados, a inteligência de mercado já é vista hoje como um setor em determinadas empresas, com orçamento dedicado e organograma próprio.
Hoje a inteligência de mercado já é um segmento de mercado em que muitas empresas com know-how em softwares de Big Data e de análise automatizada de informações.
Big Data
Big Data são grandes ambientes virtuais onde é possível realizar de maneira rápida o processamento de uma alta quantidade de dados ao mesmo tempo.
O big data inicia sua funcionalidade como grandes bancos de dados para consulta de informações, mas não para por aí. Além do armazenamento, no big data ocorre uma grande quantidade de análises, comparações e rastreamentos de dados, tudo em uma velocidade humanamente difícil de calcular.
Na prática, o que se vê são empresas dos mais variados ramos se valerem do big data para suas demandas internas de gerenciamento de informações e, cada vez mais, externamente em coleta e processamento de dados de clientes e mercado-alvo. Como características centrais, o big data possui cinco (05) aspectos chamados Cinco V’s que ajudam a entender a abrangência deste poderosa ferramenta.
Os cinco Vs são: volume, velocidade, variedade, valor e veracidade.
O volume é a característica mais aparente da big data uma vez que é estar facilmente relacionada ao fato de largas escalas de informações armazenadas, coletadas e distribuídas a partir de um único local.
A velocidade está obviamente ligada ao tempo em que todos os processamentos são realizados e que a informação necessária é disponibilizada.
A variedade diz respeito à inteligência de big datas processarem dados dos mais variados tipos e fontes, adequando-os aos padrões que melhor atendem a necessidade dos analistas de dados.
Os fatores valor e veracidade são os mais recentes no conceito que o big data trouxe e está ligado respectivamente ao fato de cada possuir um valor único, com características essenciais (padrões nominais) que podem ser rastreados e, a segurança atrelada a esses dados, uma vez que em big datas o risco de dados serem fraudados ou alterados é facilmente percebido.
KPI’s
KPI é uma métrica altamente relevante para a mensuração do desempenho de uma estratégia e de processos de gestão. O Key Performance Indicator também pode ser conhecido como: Indicador-Chave de Desempenho e Key Success Indicator. São esses indicadores que permitem a análise estratégica de processos, mercados e ações.
A Inteligência de Mercado nas exportações
No mercado de exportação, a inteligência de mercado se faz presente muito pela necessidade dos exportadores de “tatearem” o mercado estrangeiro onde pretendem ingressar. É a inteligência de mercado que possibilita a melhor visualização do público-alvo e demais soluções otimizadas de acordo com a necessidade deste nicho, além de respeitar as possibilidades da empresa exportadora.
Veja a seguir alguns aspectos e benefícios da inteligência de mercado nas exportações.
Clique aqui e leia a matéria completa.
CONTATO:
Endereço: Av Des. Moreira, 2800 – sl 603 – Ed. Santo Amaro
Dionísio Torres – Fortaleza-CE
Telefone: +55 85 3215-4300
Site: www.cticargo.com.br
Fonte: CTI Fracht