Custo de vida Lisboa x Porto: onde é mais barato viver?
Existem mais de 150 cidades em Portugal e, mesmo assim, as mais conhecidas continuam sendo Lisboa e Porto. Claro, há motivos para isso, já que são as duas principais cidades do país – uma ao sul e a outra ao norte. Então, será que existe muita diferença do custo de vida entre Lisboa e Porto?
Este é o tema do artigo de hoje para você que está planejando se mudar para Portugal, seja para trabalhar, estudar ou viver aposentado. Compreender sobre diferenças custo de vida Lisboa Porto é essencial para fazer a escolha que mais se adequa ao seu estilo de viver.
Vamos ajudá-lo nessa jornada com informações sobre o perfil das duas cidades, passando por médias de preços nos quesitos habitação, alimentação, transporte, contas mensais, educação, salários e saúde.
Diferenças custo de vida Lisboa Porto – Perfil das cidades
Para falar sobre a diferença do custo de vida entre Lisboa e Porto, vamos começar com um panorama geral sobre Lisboa e Porto que são as duas principais cidades de Portugal, mas atendem a diferentes estilos de vida.
Enquanto Lisboa é uma cidade mais populosa e urbana, com grande diversidade e oportunidades de empregos, o Porto é uma cidade menor, que oferece basicamente as mesmas coisas que Lisboa, só que numa atmosfera mais tranquila.
Tanto em uma quanto em outra você consegue encontrar tudo o que precisa para começar uma nova vida: mais opções de emprego (em diferentes áreas), várias opções de estudo, saúde, lazer, muita história para conhecer e acessos facilitados a outras cidades.
Breve perfil econômico de Lisboa
Lisboa é uma cidade cosmopolita, com quase 550 mil habitantes em seus 100km2 e que está crescendo bastante nos últimos anos. Também é o centro de uma região metropolitana com uma população de 2,9 milhões de habitantes.
O motivo da maior empregabilidade se dá pelo fato de que na Área Metropolitana de Lisboa estão os centros de decisão econômica do País, representando cerca de 36% do PIB nacional e empregando cerca de 1.417 mil pessoas (29% do emprego do país).
Sobre a população estrangeira, de acordo com o Censo de 2021, somente em Lisboa estão 16,2% dos estrangeiros que vivem em Portugal, o que corresponde a quase 107 mil pessoas. Já considerando a Área Metropolitana inteira (com mais cidades incluídas), são 330 mil estrangeiros, basicamente 50% de todo o país, destes, 18% são brasileiros.
Breve perfil econômico do Porto
O Porto também é uma cidade cosmopolita, só que bem menor, com cerca de 215 mil habitantes em seus 41km2 – quase a metade de Lisboa em área e população. Quem vai ao Porto só para visitar fica apaixonado, tanto que, somente em 2022, a Taxa Municipal Turística gerou uma receita de 15 milhões de euros, o triplo do arrecadado pelo Município do Porto em 2021.
Apesar de não ser o centro econômico de Portugal, o Porto é a segunda cidade mais importante economicamente, por isso, também é uma ótima opção para chegar e “fazer a vida”, mas sabendo que está em uma cidade menos agitada – com os prós e contras dessa característica.
Sobre a população estrangeira, dados do SEF de 2019 mostram que havia naquele ano mais de 42 mil estrangeiros vivendo no Porto, dos quais, quase 20 mil eram brasileiros. De lá para cá o número aumentou, então, prepare-se para caminhar pelas ruas da cidade ouvindo e vendo muitos brasileiros, cada vez mais.
Leia a matéria completa clicando aqui
Fonte: Nacionalidade Portuguesa