Diplomacia Econômica, a bandeira que une Ceará e Portugal
No último dia 26 de junho, num emblemático evento realizado no Estoril, foi empossada a 11ª Gestão da Câmara Brasil Portugal no Ceará. Durante 22 anos esta entidade vem exercendo com muita propriedade o seu papel de agente na diplomacia econômica entre o Ceará e Portugal.
Nos anos 2000 os investimentos portugueses aportaram no Ceará, através do empreendimento turístico da Rede Hoteleira Vila Galé, como segunda unidade a se instalar no Brasil. A implementação de voos internacionais com a vinda da TAP incrementou sobremaneira este intercâmbio. O turismo do Estado abriu suas portas e com ele uma sequência de investimentos que continuam a acontecer até os dias atuais.
A CBPCE veio junto, assim como a Federação das Câmaras Portuguesas de Comércio no Brasil, atravessando muitos momentos emblemáticos nos últimos 22 anos , crise em Portugal e no Brasil, pandemia, guerras, porém nada disso arrefeceu os esforços de se manter firme como braço potente das relações econômicas Brasil Portugal.
São muitas as realizações, tais como o mapeamento dos investimentos portugueses no estado, promoção do maior encontro de países de língua portuguesa no Ceará, realização da maior missão empresarial a Portugal com 13 estados do Brasil e 82 empresários, sem falar que o Ceará foi o estado brasileiro que sediou a primeira reunião mundial de câmaras portuguesas, consolidando a CBPCE como uma das câmaras mais atuantes no mundo.
Um mar de oportunidades abriu-se , são várias as possibilidades de interlocuções envolvendo as cadeias produtivas do comércio bilateral, infraestrutura, construção civil, turismo, imobiliário, logística, agronegócios, economia do mar, energias, saúde, inovação tecnológica, pequenos negócios, educação, cultura e não só.
Tudo isso contribui para reforçar os laços no além-mar, investindo-se firmemente nos valores que sustentam os vínculos: diversidade de relacionamentos, celebração de acordos de cooperação, os quais, certamente, se validam pela qualidade e longevidade das relações conservadas e ampliadas ao longo do tempo.
Agora é seguir com as velas enfunadas e proa apontada para firmes propósitos, capitaneados pela experiência cumulativa de 10 gestões, sobretudo honrando a todos que acreditam neste trabalho , sempre reconhecendo , valorizando e realçando os valores que agregam e são indispensáveis para dar consistência às realizações, fato que inclui o respeito pela origem comum e pela nação de mais de 800 anos, pequeno retângulo no atlântico, que muito teve, como tem a nos ensinar.
Por: Clivânia Teixeira (@clivaniateixeira)
27.06.2023