Diretores da CBPCE participam de comitiva em Roterdã
A Maior feira de hidrogênio verde do mundo, World Hyrdrogen Summit & Exhibition, reuniu mais de 15 mil profissionais da indústria de energia e mais de 500 expositores de todo o mundo. O evento foi realizado em Roterdã, na Holanda.
Também estiveram presentes no evento os sócios da CBPCE, Carlos Alberto Nunes; Diretor de logística da Câmara Brasil Portugal-CE (CBPCE) e gerente Comercial da Tecer Terminais, André Magalhães; Executivo Comercial do Complexo do Pecém, Fabio Granchamp; COO do Complexo do Pecém, Jorge Borrell e Gustavo Silva, CEO e diretor de Operações da Qair Brasil respectivamente.
Na ocasião, foi assinado, no dia 14, memorando de entendimento entre o Governo do Ceará e a Eletrobras. A finalidade é viabilizar a produção de hidrogênio verde no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP). O acordo foi assinado durante o World Hydrogen 2024 Summit & Exhibition, o maior evento mundial sobre energias limpas.
Além disso, muitas outras entidades estiveram presentes, como a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), por meio do seu presidente, Ricardo Cavalcante; o presidente da Eletrobras, Ivan Monteiro; os secretários Salmito Filho, do Desenvolvimento Econômico, e Roseane Medeiros, das Relações Internacionais; o presidente do CIPP, Hugo Figueiredo, entre outros.
Sobre o Memorando, Elmano de Freitas destacou: “A medida é muito importante porque impulsionará a geração de emprego e renda para a nossa população, além de representar uma contribuição direta para a construção do mundo mais sustentável. O acordo prevê o fornecimento de energia renovável e de H2V aos futuros projetos industriais no Ceará”, afirma.
“O fornecimento por parte de energia para o parque com a Eletrobras é importantíssimo para fabricação do hidrogênio verde. A nossa primeira participação de uma feira que já vem ocorrendo foi muito importante também por ver o Porto de Rotterdam apresentando as soluções de transporte e movimentação da amônia e o atendimento das demandas da Europa, e toda a estrutura que ele já estão construindo, além da parceria que estão com o Porto do Pecém e viabilizando esse fornecimento da nova energia para do Brasil. Tem muitas soluções de movimentação, tanto da amônia como do gás e o transporte para os consumidores finais de toda a Europa que precisa esse fornecimento”, considerou Carlos Alberto Nunes, Diretor de logística da câmara Brasil-Portugal CE e gerente Comercial da Tecer Terminais.
Em visita articulada pela CBPCE junto a presidência da Administração do Porto de Sines e do Algarve, Carlos Alberto Nunes, Diretor Comercial da Tecer Terminais e Diretor de Logística da CBPCE, visitou o Porto de Sines. O objetivo da visita foi conhecer as operações dos Terminais de Cargas Líquidas, os píeres do Terminal Multiuso e a operação de contêineres da APS – Administração do Porto de Sines e do Algarve.
Carlos Alberto também aproveitou a passagem por Portugal e se reuniu com o nosso diretor de aduanas, Hermes Monteiro.
Fonte: Cenários Comunicação em 22.03.2024