Eixos estratégicos da economia integram o Projeto Revita
Projeto que está ajudando na recuperação de pequenos e médios negócios contempla, entre outras ações, inovação e reestruturação financeira.
Referência nacional na recuperação de pequenos negócios, o Programa Revita, do Sebrae-CE, disponibilizou para milhares de empresas um plano de ações robusto para ajudá-las na retomada econômica. Capacitações, consultorias, rodadas de negócios e uma série de ações estão previstas no Revita, que foi estruturado em seis eixos estratégicos: inovação, reestruturação financeira, readequação do ambiente legal, mercado, gestão 4.0 e setor x território.
O eixo de inovação contempla os protocolos de reabertura, eventos virtuais de negócios, capacitação tecnológica, além da realização de uma aliança estratégica entre o Sebrae, startups e empresas de mercado que tenham soluções inovadoras voltadas para enfrentar os desafios prioritários e modernizar a gestão dos pequenos negócios.
Já o eixo de reestruturação financeira tem o objetivo de orientar os empreendedores na elaboração de um plano financeiro que contemple todos os aspectos e variáveis que irão impactar na saúde financeira dos pequenos negócios. Para isso, estão previstas a oferta de oficinas de capacitação, consultorias para a elaboração de um planejamento financeiro individualizado e a realização de rodadas de negociação e encontros de acesso a crédito.
Mercado
No eixo de Mercado, o Sebrae-CE atuará com ações como rodadas e plataformas de negócio, orientações sobre mercado e canais de comercialização. Além disso, estão previstas formação de centrais de negócios, estruturação de corredores comerciais, criação de e-commerce, preparação de feiras e atendimento às empresas com ações de mercado em territórios e rotas turísticas.
Já no eixo de Ambiente Legal, o desafio é incentivar municípios a implementarem políticas públicas capazes de criarem um ambiente que promova a retomada do crescimento econômico e do desenvolvimento dos empreendedores informais, microempreendedores individuais e microempresas.
No eixo de Gestão 4.0, o Sebrae propõem que se trabalhe as necessidades dos clientes, por meio de uma boa experiência de compra. Nesta etapa estão contempladas ações de elaboração de sistema e análise de dados, comunicação omnichannel, novos modelos de negócio, gestão de dados e ambiente digital.
Setor de beleza pode contar com protocolos detalhados para retomada das atividades
O Programa Revita deve beneficiar cerca 13 milhões de pequenos negócios dos setores mais atingidos pela crise, entre eles o de beleza. O momento, mais do que nunca, exige informação para que a retomada seja segura e consistente para os trabalhadores e clientes.
No caso do setor de beleza, que inclui salões, barbearias, maquiadores e clínicas de estética, isso significa, encarar o fato de que qualquer pessoa tem a possibilidade de estar infectada com o novo coronavírus. Com isso em mente, o empreendedor deve redobrar os controles de higiene e atenção às seguintes recomendações:
– Organize uma área de chegada para clientes e profissionais disponibilizando álcool em gel para higienização das mãos e medidas para higienização das solas do sapato como um borrifador com álcool 70%;
– Solicite que todos os clientes estejam de máscara reutilizável própria. Caso não possuam, ofereça a opção de compra no próprio estabelecimento;
– Oriente que os clientes, se possível, não levem acompanhantes ou animais de estimação;
– Divulgue que os atendimentos serão feitos exclusivamente com agendamentos para evitar filas e espera;
– Antes de iniciar as atividades diárias e entre atendimentos, deve-se realizar a limpeza e desinfecção química, respeitado o tipo de material, nos locais de contato do cliente, a saber: bancadas, poltronas, cadeiras, macas e afins;
– Use papel toalha descartável para limpeza e desinfeção;
– Distribua álcool gel 70% em todos os setores, todas as bancadas de atendimento, recepção, banheiros, copas e afins.
Confira estas e outras recomendações aqui.
Siga a CBPCE nas redes sociais. Estamos no Facebook, no LinkedIn, no Twitter e no Instagram. Assista aos nossos vídeos no canal do YouTube e assine a nossa newsletter para receber notícias semanalmente.
Fonte: Diário do Nordeste em 30.06.20