Expedição José da Silva Paes: Uma jornada histórica em resgate da memória portuguesa
Na última quinta-feira, 15 de agosto, a Expedição José da Silva Paes iniciou uma jornada histórica que promete resgatar e destacar a importância de um dos principais nomes na construção e defesa do território sul-brasileiro. Partindo de Belo Horizonte (MG), os sete expedicionários — Antonio Bacelar Carrelhas, Armando Leite Mendes Abreu, Fernando Meira Ribeiro Dias, Jeferson Rios Domingues, Raul Araújo Penna, Rômulo Alexandre Soares e Vittorio Lanari Junior — seguem viagem rumo a São Miguel das Missões (RS), o primeiro destino de uma série de localidades historicamente significativas.
No sábado, 17 de agosto, a expedição deu continuidade à sua missão, saindo de São Miguel das Missões (RS) com destino a Santana do Livramento (RS). A viagem foi longa, mas com um propósito nobre: promover o conhecimento histórico e cultural. Em Santana do Livramento, a equipe foi recebida pela Superintendente Municipal de Educação, Patrícia, e pela Supervisora de Educação Fiscal, Cláudia. Durante o encontro, foram doados livros para a Prefeitura, Secretaria de Educação e Biblioteca Pública, contribuindo para a preservação da memória lusitana na região.
No domingo, 18 de agosto, os expedicionários percorreram cerca de 580 km até Colônia do Sacramento, no Uruguai, cruzando os pampas uruguaios, uma região de vastas planícies que contrastam com as paisagens brasileiras. Ao chegar em Colônia, a equipe foi recebida por dois novos integrantes, Rômulo Alexandre Soares e Armando, que se uniram à expedição para as próximas etapas.
Na manhã de segunda-feira, 19 de agosto, o grupo encontrou-se com Nelsys Fusco Zambetogliris, arqueóloga e Cônsul-Honorária de Portugal em Colônia do Sacramento. Durante o encontro, foram alinhadas as próximas atividades, que incluíram a doação de livros para a Secretaria de Cultura e a Biblioteca Pública local, além de visitas aos pontos históricos que marcaram a colonização portuguesa na cidade.
A Expedição José da Silva Paes, uma iniciativa com mais de 10 anos de história, continua sua viagem repleta de descobertas e contribuições significativas para a preservação da memória e história portuguesa na América do Sul. Para acompanhar essa jornada, siga o Instagram da expedição: @heroisportuguesesdobrasil.
A iniciativa, liderada por Antonio Carrelhas, que já navegou as águas do rio Amazonas em uma expedição anterior, reafirma a importância de conhecer e divulgar a história portuguesa no Brasil e além. Rômulo Alexandre Soares, um dos expedicionários, destacou a importância dessa jornada em suas palavras: “A arqueóloga e cônsul de Portugal em Colônia do Sacramento, Nelsys Zambetogliris, nos guiou pela incrível história de Colônia do Sacramento, desde sua fundação pelo português Manuel Lobo em 1680 até as sucessivas transições de domínio entre portugueses e espanhóis, até finalmente se tornar parte da banda oriental que viria a se chamar Uruguai, independente em 1825.”
Fonte: CBPCE em 21.08.2024