Fluidez nos relacionamentos impacta familia e negócios, por Mabel Portela e Anna Magalhães
A formalização das relações se tornou uma solução importante para famílias e negócios. As advogados e sócias da CBPCE Mabel Portela e Anna Magalhães lideram o escritório Mabel Portela & Anna Magalhães Advogados Associados.
O Direito de Família é um dos ramos da advocacia que mais tem crescido nos últimos anos. A fluidez e fragilidade dos relacionamentos têm impactado familias e negócios.
Já se tornou uma tendência consolidada os casos de contratos de namoro, de união estável, além dos já clássicos pactos antenupciais.
Especialistas nesta área de Direito de Familia e Sucessões, as advogadas Mabel Portela e Anna Magalhães lideram o escritório Mabel Portela & Anna Ma- galhães Advogados Associados, fundado em 2021.
Uma demanda tem crescido no Estado: a de planejamento sucessório, com questões relacionadas holdings empresariais, por exemplo.
Mabel Portela pontua que além do atendimento direto à pessoas físicas, homens, mulheres e ca- sais, o escritório também atua diretamente com empresas familiares, lidando com questões de re- gime de bens que podem influenciar na adminis- tração dos negócios.
“A maioria das empresas do Ceará são familiares, então o Direito de Família acaba impactando diretamente nas atividades empresariais”, afirma.
A formalização das relações se tornou uma solução importante para resguardar as partes, as famílias e os negócios. E buscar assessoria jurídica especia- lizada nesta seara é fundamental para evitar “bre- chas” que podem gerar prejuízos irreversíveis.
Anna Magalhães destaca que o aumento na quantidade de litígios familiares, com mais divórcios e demandas por contratos demarcando a formaliza- ação dos relacionamentos, chama atenção ao moldar um novo conceito nas relações humanas.
“As pessoas estão mais preocupadas em planejar os próximos passos de seus relacionamentos”, reforça.
As sócias contam com bastante experiência no Direito. Mabel, além de sócia do escritório Mabel Portela & Anna Magalhães Advogados Associados, também é titular da cadeira 38 da Academia Cearense de Direito e presidente da seccional Ceará da Associação de Direito de Fa- mília e das Sucessões (Adfas).
Já Anna Magalhães atua há mais de uma década no Direito de Familia e Sucessões em todas as suas áreas, além de ser professora universitária e vice- -presidente da seccional Ceará da Adfas.
Artigo publicado na Revista Pause, Jornal O Povo