Fortaleza 296 anos: a cidade que olha para o futuro
A capital cearense chega aos seus 296 anos mais moderna e inteligente, ganhando destaque nacional e internacional em áreas como turismo, infraestrutura, mobilidade urbana, tecnologia, inovação e economia criativa. Fortalecer a união de desenvolvimento e sustentabilidade é o grande desafio dos próximos anos
Conhecida como a Terra da Luz, Fortaleza tem muito mais a oferecer, além dos seus dias de sol e belezas naturais. A cidade, que celebra 296 nesta quarta-feira (13), tem grandes motivos para comemorar em 2022. O retorno quase completo da vida normal, após dois anos da pandemia de covid-19, é um deles, com moradores e visitantes da capital cearense tendo a oportunidade de voltar às ruas para celebrar a data com festa.
Seja no cenário nacional ou internacional, Fortaleza ganha destaque em diferentes áreas, sendo uma das capitais mais importantes do Brasil em áreas como turismo, mobilidade urbana, tecnologia, inovação e economia criativa. Hoje, a cidade é a segunda mais inteligente do Nordeste, atrás apenas de Salvador, a 22ª do Brasil, segundo o Ranking Connected Smart Cities.
Fortaleza também integra a rede mundial de Cidades Criativas da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), ganhando destaca na área do design. Como laboratórios de ideias e práticas inovadoras, as cidades trazem uma contribuição real para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) por meio de ações inovadoras.
Compromisso
O compromisso da cidade em permanecer na lista segue em execução. Tanto que a Prefeitura de Fortaleza lançou, no último dia 8, o Edital Painéis Artísticos nas Escolas. O processo busca selecionar 40 trabalhos visuais de artistas residentes na Capital para reproduzi-los em painéis de cerâmica em escolas públicas.
A iniciativa prevê o desenvolvimento da economia criativa principalmente através do design. Os painéis de cerâmica serão produzidos em parceria com a cearense Cerbras, indústria de porcelanato e cerâmica que incentiva projetos culturais. As inscrições vão de 20 de abril a 6 de junho, data em que o edital do certame será publicado.
Além disso, a Prefeitura de Fortaleza, por meio da Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação (Citinova), já apresentou projetos de inovação que estão sendo desenvolvidos na cidade à Amazon, gigante mundial do comércio eletrônico.
Iniciativas
Entre as iniciativas, estão o Distrito de Inovação da Praia de Iracema, que prevê a instalação e atração de negócios e tecnologias para a região, e os Micro Parques, que transformam áreas verdes degradadas em pequenos parques urbanos, integrando meio ambiente, educação e primeira infância.
“Não se trata somente de tecnologia. Uma cidade inteligente é aquela que se destaca também em áreas como sustentabilidade, meio ambiente, economia, inovação e educação. Que consegue oferecer serviços de boa qualidade para a população. Uma cidade que procura priorizar a inovação como um dos principais motores da sua economia acaba criando muito mais oportunidades para novos negócios, gerando emprego e renda. Sem dúvida, essa é a cidade do futuro”, afirma Luiz Alberto Sabóia, presidente da Citinova.
Conforme ranking criado pela Conexis Brasil Digital e pela Associação Brasileira de Infraestrutura para Telecomunicações (Abrintel), Fortaleza também é líder no Nordeste em ranking de Cidades Amigas da Internet. No Brasil, ocupa a 10ª colocação.
Para o economista Álvaro Carvalho, membro do Conselho Regional de Economia do Ceará (Corecon-CE), uma cidade inteligente também consegue unir desenvolvimento e sustentabilidade, reduzindo as desigualdades sociais. Quanto às novas tecnologias da informação e comunicação, ele observa que a cidade dispõe de ambiente fértil para o setor.
“O 5G, por exemplo, virá para agregar muito valor à economia. Permitirá o controle do sistema do transporte público, iluminação pública, emissão de informações precisas, inclusive com a telemedicina. Tudo isso dará mais poder de decisão aos gestores e melhor qualidade de vida às pessoas”, reforça.
Fonte: O Otimista