Julio César Parente, sócio da CBPCE, participa de evento internacional sobre Inteligência Artificial na Irlanda
Na última sexta-feira, o advogado Julio César Parente, sócio da Câmara Brasil Portugal no Ceará (CBPCE), foi um dos palestrantes de um importante evento organizado pela Law Society of Ireland e promovido pela ABA Irlanda. Durante o encontro, Julio apresentou a palestra intitulada: “Conceitos e Desafios Regulatórios da Inteligência Artificial: Uma Análise Comparativa de Casos e Regulamentações na União Europeia, Brasil e Estados Unidos”.
Julio destacou a importância do gerenciamento humano no ciclo de vida dos sistemas de Inteligência Artificial (IA). Segundo ele, o controle dos riscos e o entendimento das limitações da IA são fundamentais para que seus benefícios sejam aproveitados de maneira segura. “Embora a IA seja uma tecnologia incrivelmente poderosa, é necessário reconhecer suas limitações e riscos para mitigar possíveis alucinações e vieses”, afirmou.
A supervisão humana foi um dos pontos centrais da apresentação, com Julio enfatizando que essa é uma forma de garantir que os algoritmos recebam dados confiáveis e produzam resultados precisos. Ele ressaltou ainda que a qualidade dos dados de entrada é essencial para que produtos e serviços baseados em IA possam ser lançados no mercado com segurança.
Um dos desafios levantados durante o evento foi o estudo publicado na revista Nature, que indica que o uso de dados gerados por IA para treinar modelos de linguagem pode levar a seu colapso. Julio afirmou que a solução para evitar esse problema é a utilização de dados gerados por humanos.
Julio Parente Patrocínio agradeceu aos organizadores do evento, mencionando Daiana Emmendorfer, Taise Azevedo, Fabiano Milani, Valquiria Silva, e Helena de Mendonça, além de expressar sua gratidão aos demais palestrantes, que discutiram temas como a Lei de IA da União Europeia, proteção de dados e GDPR.
Com informações de Júlio César Parente