Parque Rachel de Queiroz vence prêmio Obra do Ano 2023
O projeto de urbanização de uma das etapas do Parque Rachel de Queiroz, localizado no bairro Presidente Kennedy, foi o grande vencedor do prêmio Obra do Ano 2023, promovido pela plataforma de arquitetura ArchDaily.
Em fevereiro o parque já tinha vencido o prêmio de melhor projeto de Urbanismo da plataforma Archdaily.
O segundo lugar foi ocupado pelo Estúdio Trópico com o projeto da Arena Castanheiras em Santana de Parnaíba, e o terceiro lugar ficou com o projeto de reabilitação do edifício do antigo Teatro Jordão e Garagem Avenida, em Guimarães, Portugal, desenvolvido pelo Pitagoras Group. O ODA 2023 reúne ganhadores de subcategorias de países de língua portuguesa.
Entregue há um ano, o local desenvolvido pelo Architectus S/S passou a ser frequentado pela população de forma intensa, com opções de lazer e amplo espaço para atividades físicas, transformando o que antes era utilizado apenas para descarte irregular de lixo.
Wetlands
Além disso, o projeto resolveu uma questão de alagamentos na região com uma solução que chamou atenção de arquitetos de todo o mundo.
As wetlands, ou lagoas, funcionam como uma barreira de filtragem da água do riacho que percorre o parque. São nove lagoas interconectadas que realizam um processo de filtragem natural das águas do Riacho e de galerias pluviais, através de decantação e fitorremediação, com microorganismos fixados tanto na superfície do solo quanto nas raízes das plantas aquáticas das lagoas. Essa estratégia é fundamental para a recuperação ambiental da área.
O prêmio Obra do Ano é organizado pela plataforma ArchDaily e está em sua sétima edição consecutiva, com a escolha dos vencedores por voto popular dos leitores do site.
Fonte: O Otimista