Por que é tão difícil romper barreiras?
De empresa para empresa. Matéria com Adriana do Carmo para Jornal O Povo.
Apesar da experiência em consultoria, Adriana destaca que o maior desafio é “expandir a mentalidade dos clientes para as mudanças em relação ao mundo do trabalho”.
Ela destaca que não é mais possível debater o tema trabalho atualmente da mesma maneira que se fazia há alguns anos, em especial antes da pandemia.
“O Brasil é um país diverso, porém pouco inclusivo e os esforços reais neste sentido são necessários para a promoção de ambientes de trabalho mais saudáveis. As empresas que não entenderem isso ficarão para trás” , pontua.
Em sua análise do mercado nacional e latino-americano, Adriana destaca que negócios com práticas sustentáveis de ESG têm atraído maior interesse de investidores. Ela reforça, porém, que apenas um discurso comprometido não é mais suficiente para convencer os investidores que exigem cada vez mais resultados mensuráveis de políticas de desenvolvimento sustentável das empresas, em todos os pilares do ESG.
“Um ambiente de trabalho saudável promove segurança e confiança nas potencialidades das pessoas. As pessoas se sentem vistas, ouvidas, valorizadas, quando podem expressar não apenas as suas habilidades técnicas, mas também podem dizer o que estão sentindo. Essa confiança ajuda as pessoas a assumirem riscos sem medo de falhar, o que aumenta a criatividade e inovação, gerando sentimento de contribuição efetiva, de engajamento e pertencimento. É um círculo virtuoso”.
Para a especialista, toda forma de combate ao assédio e à discriminação pode ser associada às práticas de ESG no pilar Social do desenvolvimento sustentável e são fundamentais para promover diversidade com inclusão.
“As empresas precisam sobreviver e crescer e para isso necessitam se manter competitivas. A criatividade é fundamental para a competitividade acontecer e ter ambientes diversos, inclusivos e seguros ajuda a promover visões diferentes sobre os mesmos temas, por exemplo, o que facilita a inovação, a resolução de problemas crônicos e também complexos”.
De empresa para empresa
Na busca por um ambiente de trabalho mais inclusivo e diverso, surge ainda a oportunidade de novos negócios relacionados ao tema. Um dos cases de sucesso é a Flow Desenvolvimento Integral.
O foco da empresa, conforme revela a sócia-fundadora Adriana Bezerra, é facilitar os processos de desenvolvimento integral de líderes e equipes, de transformação cultural e sustentabilidade emocional nas organizações empresariais.
No portfólio de atendimento, marcas como SJ Administração de Imóveis, C. Rolim Engenharia, Rede ICC, Renner, Claro, Ambev, Astellas, Cimento Apodi, Grupo A12+, dentre outras marcas.
A empresa atua no Ceará e apresenta clientes no Sudeste, Sul e Centro-Oeste brasileiro, além de marcar presença no mercado latino-americano com atendimento de marcas na Argentina, Uruguai, Paraguai e Colômbia.
Fonte: Jornal O Povo, 02/07/2022