Primeiro hub de hidrogênio verde do Ceará deve começar a operar este ano
Segundo o governador Camilo Santana e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Maia Júnior, a EDP vai iniciar as operações com uma pequena fábrica para medir novos investimentos no futuro.
O Ceará pode ter a primeira estação de hidrogênio verde operando no território do Porto do Pecém ainda em 2022. A informação foi confirmada pelo governador Camilo Santana e pelo secretário estadual de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Maia Júnior, durante o evento de inauguração do novo terminal ancoradouro.
Segundo Camilo, a EDP, uma das empresas a assinar acordos de entendimento para investimento no novo polo de hidrogênio verde no Ceará deve iniciar as operações com uma pequena planta de produção ainda este ano, aproveitando para dimensionar os próximos passos do projeto.
A fábrica da EDP, no entanto, ainda não tem uma estimativa do nível de produtividade. Segundo o governador, a empresa ainda trabalha em estudos de viabilidade para mensurar os investimentos nos próximos anos.
“Assinamos 17 protocolos com empresas internacionais e há um olhar especial para as vantagens do Ceará, para a estrutura portuária, a ZPE e outras coisas, então acreditamos que o Ceará está na vanguarda, e fizemos uma parceria com a academia para pesquisa. Também temos a perspectiva da primeira instalação das usinas ainda em 2022, para que possamos dar seguimento a isso”, disse Camilo.
“É uma estação, mesmo muitas coisas ainda estão sendo feitas, com estudos para ver as melhores estratégias de produção e transporte”, acrescentou.
A Ceará Global é apoiada entre outros pela Câmara Brasil Portugal no Ceará – CBPCE. Siga e Compartilhe Ceará Global no Linkedin, Instagram e Facebook.
Fonte: Ceará Global