Robertta Mota é a mais nova sócia em Consultoria em Negócios Inovadores e “Funding Partner” da CBPCE
Administradora de Empresas (Universidade Estadual do Ceará), com pós-graduação em Comercio y Marketing Internacional (Universidad Autónoma de Barcelona), mestrado e doutorado em Estudios Empresariales (Universidad de Barcelona) e Diplomada no Programa Executivo Venture Capital and Corporate Investor (University of California, Berkeley). Em 2010, fundou a i-Ventures (www.i-ventures.com.br), consultoria e funding partner especializada em negócios inovadores, e, desde 2015, gestora de ativos credenciada pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários).
Com 12 anos de experiência profissional na indústria de venture capital e corporate venture, estruturando, investindo, gerindo e desinvestindo em empresas de base tecnológica de setores como TIC, biotecnologia, bebidas&alimentos, educação, energia e logística.
Sempre a frente do seu tempo começou sua atuação neste mercado no início desta atividade no Brasil como gestora regional de fundos de investimento em startups capitaneados pelo BNDES (Criatec 1 e 2) junto a outros investidores institucionais como BNB, BDMG, BADESUL e BRB e gestoras como Crescera Capital (antes, Bozano Investimentos), KPTL Capital (antes, Inseed Investimentos), Antera e Triaxis Capital.
Por mais de seis anos assessorou estes investidores (inicialmente , no Ceará e, depois, no Nordeste), conduzindo todo o ciclo de investimento junto às empresas, ou seja, desde a prospecção, análise e preparação da oportunidade de investimento, passando pela negociação entre empresa e investidor, efetivação do investimento e acompanhamento da investida para multiplicar valor, até a estruturação da operação de saída do investidor.
Atuou como Diretora de Inovação da ADECE (Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará) e membro do conselho deliberativo do SEBRAE-CE, como representante da instituição. Além disso Robertta foi gestora de projetos institucionais em entidades como CNI, Sistema FIEC, Apex-Brasil, SEPLAG-CE (Secretaria de Planejamento e Gestão do Ceará) e FUNCAP (Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico).
Coordenou e participou de intercâmbios, projetos de cooperação e missões técnicas com foco em empreendedorismo e inovação no Brasil, EUA, Espanha, Itália, França, Alemanha, Inglaterra e Colômbia. E antes de empreender, trabalhou em empresas de base tecnológica como Esso, Oracle, Hewlett Packard e TECBIO (pioneira na tecnologia de produção de biodiesel), instituições financeiras como Bank of Boston e Banco do Brasil, além do Grupo M. Dias Branco.
“Portugal se tornou referência mundial como ambiente propício ao desenvolvimento e investimentos em negócios inovadores, agregando ainda mais valor a um destino já muito atrativo. É a porta de entrada estratégica e privilegiada para empresas brasileiras que querem acessar novos mercados e firmar parcerias, sobretudo, na União Europeia e África. Neste contexto, a CBPCE realiza um excelente e reconhecido trabalho de interlocução e articulação e estou certa de que sua equipe me dará todo o suporte necessário para a execução da estratégia de posicionamento profissional que almejo. ” completou Robertta Mota
Contato: robertta@i-ventures.com.br / +55 85 9 8770-0404
Fonte: CBPCE