Sebrae/CE avança na criação de um núcleo da Câmara Brasil-Portugal no Cariri
O Sebrae/CE e a CBPCE vão assinar um protocolo de intenções para formalizar o núcleo do Cariri
A decisão foi tomada em reunião online, realizada nesta segunda-feira, entre o superintendente Joaquim Cartaxo, a articuladora do Sebrae/CE no Cariri, Elizângela Andrade, o presidente da Câmara Brasil-Portugal no Estado-CBPCE, Raul dos Santos Neto, a executiva da CBPCE, Clivânia Teixeira, e o vice-presidente da CDL de Juazeiro do Norte e Federação das CDL´s do Estado, Michel Araújo.
Durante o encontro, o superintende Joaquim Cartaxo ressaltou as potencialidades do Cariri e defendeu a importância da iniciativa, considerando o processo de interiorização do desenvolvimento essencial para os avanços econômicos do Estado. Ressaltou, inclusive, que a Região se prepara para receber, também, um núcleo voltado para o incentivo à atividade turística.
“Considero, inclusive, esse o momento ideal para a concretização dessas iniciativas, principalmente porque, no caso do núcleo da Câmara Brasil-Portugal, o Sebrae/CE, no nosso Escritório aqui, no Cariri, tem como oferecer toda estrutura e espaço adequado ao funcionamento dessa nova unidade da CBPCE”, afirmou
Concordando com a argumentação, o presidente da CBPCE, Raul dos Santos Neto explicou que, dentro da estrutura da Câmara é possível criar uma diretoria temática, sem mexer no estatuto e acolheu o nome de Michel Araújo como futuro responsável pelo núcleo a ser criado no Cariri.
-Considero essa expansão importante para a Câmara Brasil-Portugal no Ceará mas, também, para a própria região do Cariri, por ser Portugal, hoje, uma porta de entrada para a Europa e o fato da língua facilitar as transações”. Ele sugeriu, inclusive, a assinatura de um protocolo de intensões entre a CBPCE e o Sebrae/CE, além da realização de um evento para oficializar a criação do núcleo e acenou, inclusive, com a possibilidade de uma missão técnica, em 2024, com destino a Portugal, com a participação dos empreendedores da Região”, reforçou.
Durante o encontro, ficou acordada, também, a realização de um Plano de negócios, que reúna o planejamento e ações estratégicas a serem realizados pelo núcleo da ABPCE no Cariri, para que haja um acompanhamento e uma previsão das atividades a serem realizadas.
A articuladora Elizângela Andrade colocou-se a disposição para auxiliar no que fosse necessário para a implantação do núcleo enquanto Michel Araújo, prontificou-se a se inteirar de todo o processo e fim de divulgar a importância da Região ter condições de contar com a nova unidade da CBPCE.
CÂMARA BRASIL -PORTUGAL CE
A Câmara Brasil Portugal no Ceará – Comércio, Indústria e Turismo (CBP-CE), fundada em junho de 2001, é uma associação civil sem fins lucrativos com atuação no Estado do Ceará, em Portugal e demais países de língua portuguesa.
Tem o objetivo de incrementar as relações socioeconômicas entre empreendedores cearenses e estrangeiros, especialmente portugueses e de países de língua portuguesa, através do fortalecimento de redes de relacionamento empresarial e debate propositivo sobre o ambiente de negócios internacionais.
Assim, é considerada uma das principais entidades existentes no Estado com foco na promoção dos negócios com o mercado europeu, fortalecendo o papel da língua portuguesa e consolidando Portugal como porta de acesso à União Europeia e o Ceará como uma das portas de acesso ao Brasil.
Fonte: Sebrae-CE