Turismo cearense impulsiona retomada econômica
O turismo cearense ganha novo fôlego, após mais de dois anos de estagnação, com a construção de 90 pousadas em diferentes municípios do litoral. Além disso, Estado receberá o Vila Galé Collection, primeiro hotel boutique da rede no País, que se instalará no Cumbuco, próximo a outra unidade do grupo. E terá, ainda este ano, a ampliação da malha aérea nacional e internacional.
As informações são do secretário de turismo do Estado do Ceará (Setur), Arialdo Pinho, que está otimista com o cenário próspero para o setor. “Estamos há oito meses com os hotéis bem lotados. Desta forma o setor vem recuperando a capacidade e em nenhum momento da pandemia eles foram fechados. E quando pudermos voltar a fazer publicidade (pausa em virtude do ano eleitoral) o setor se equalizará.”
De acordo com o titular da Setur, o setor turístico cearense já está chegando aos patamares de 2019, o que deve ocorrer até o fim deste ano. E, a partir do ano que vem, voltará a crescer cerca de 18% anualmente. O que interfere em toda a cadeia ligada às atividades turísticas. Ressalta ainda que o turismo foi o que mais gerou emprego no setor dos serviços do Estado. E o litoral oeste aparece como o destino mais procurado de praias no Brasil.
A promoção do Ceará vem acontecendo desde março de 2021, tanto no Brasil, quanto no exterior. Já foram retomados voos semanais com Portugal e com a França. Em outubro, serão retomados os voos para Miami, nos EUA, e, em novembro, o de Buenos Aires, na Argentina. Também está previsto para dezembro a volta do voo com a Air Europa para Madri, na Espanha, e o da KLM para Amsterdã, na Holanda. E, para janeiro de 2023, o voo da Gol para Orlando (EUA). “Estou indo, no início de junho, me reunir com a KLM para a retomada.” Até julho de 2023, a expectativa é de que Fortaleza terá voos diretos com as demais capitais brasileiras, a exceção de Porto Velho (RO), que terá uma parada. Voos para Porto Alegre, Maceió e Florianópolis já estão no radar.
Outra novidade antecipada com exclusividade ao O POVO é a terceira instalação da rede de hotéis Vila Galé, no Cumbuco, no Ceará. O Vila Galé Collection, submarca atribuída aos hotéis boutique da rede, será o primeiro do Brasil neste modelo e tem previsão de obras ainda este ano, no segundo semestre.
De acordo com informações da rede hoteleira, o projeto está pronto, assim como a área que receberá o equipamento premium com 124 apartamentos. No projeto estão contemplados SPA com piscina interior, salas de massagem, academia e quadras poliesportivas. O restaurante ficará em frente à praia e será integrado com a piscina exterior de adultos. Para as crianças haverá um parque, clube infantil e parque aquático. Um centro náutico para apoio às atividades aquáticas será um dos diferenciais. Os investimentos e geração de empregos não foram informados.
O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), Régis Medeiros, destaca que a expectativa para as férias de julho é boa. “Para o mercado doméstico brasileiro o foco deve ser Fortaleza, já o litoral virá com toda força no kitesurf com o turismo estrangeiro, a partir da segunda semana de julho. No litoral até dezembro teremos a presença de turistas internacionais”, destaca.
Leia mais clicando aqui
Fonte: Jornal O Povo