UFC inaugura Condomínio de Empreendedorismo e Inovação
A Universidade Federal do Ceará (UFC) inaugurou, ontem, o Condomínio de Empreendedorismo e Inovação.
O prédio reunirá vários setores que lidam com inovação e empreendedorismo fazendo ponte com o setor produtivo cearense. O condomínio ocupará um prédio de dois mil metros quadrados no Campus do Pici e será uma ferramenta importante para dinamizar as relações da universidade, democratizar o conhecimento e abrir oportunidades para estudantes, professores e a sociedade.
O reitor da UFC, Cândido Albuquerque, afirmou que o condomínio é um espaço destinado à inteligência cearense. “Precisávamos de um lugar onde a inteligência inovadora, empreendedora, pudesse se encontrar com a inteligência acadêmica, buscando soluções para os problemas do dia a dia e para a nossa capacidade de inovação, de criação. Destinamos esse espaço, portanto, a essa inteligência tão especial que pode produzir tantas maravilhas. Não havia, pelo menos no âmbito acadêmico, um espaço destinado exclusivamente para isso. Aqui, temos espaço para criar, para empreender, para fazer a conexão entre setor produtivo e a academia. Aqui nada mais será permanente aqui, a não ser a mudança”, afirmou.
O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), Ricardo Cavalcante, participou da cerimônia e destacou que o setor produtivo necessitava de um espaço como o condomínio. Segundo ele, a expectativa é de resultados em pouco tempo. “A gente precisa, nesse novo mundo criado pela pandemia, de mais tecnologia, de inovação e de um lugar que possa nos unir. Todas as instituições – Fiec, Fecomércio, Faec e Sebrae – estarão presentes nesse espaço com muita força. A gente precisa trazer o empresário para a universidade e levar o professor e o aluno para dentro das indústrias e das empresas para que o conhecimento seja acessado com mais rapidez, transformando ideias em novos negócios e produtos para a sociedade”, disse.
Estrutura
A iniciativa privada terá como porta de entrada na UFC o escritório de projetos, que recebe demandas do setor produtivo e encaminha para a respectiva área. O condomínio agrupará coordenadorias das pró-reitorias de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional, de Pesquisa e Pós-Graduação; de Planejamento e Administração e de Extensão, que são responsáveis por dar encaminhamento a cada projeto, dependendo de suas características e demandas.
O condomínio também reúne o ecossistema de startups da UFC, estimulado por bolsas de inovação e por áreas de coworking, além da diretoria do Parque Tecnológico, responsável por incubar startups inovadoras. No mesmo prédio, também estarão presentes a Escola Integrada de Desenvolvimento e Inovação Acadêmica (EIDEIA) e espaços para instituições do setor produtivo, como Fiec, Sebrae e Fecomércio.
No último andar do prédio funcionará o futuro Centro de Referência à Inteligência Artificial da UFC, que reúne vários grupos de pesquisa desse campo de conhecimento e já tem seu primeiro convênio com a Universidade de Nankai.
Fonte: O Estado do Ceará em 28/08/20