O fim dos Juros sobre Capital Próprio? Por Eugênio Vieira
O Governo Federal publicou um projeto de lei que esvazia o instituto do JCP a partir de 2024.
Os JCP são proventos pagos pelas empresas como forma de remunerar o capital investido pelos sócios/acionistas nas Sociedades brasileiras, tendo como referência a Taxa de Longo Prazo (TLP).
Apesar desses valores sofrerem a incidência do IRRF (15%), a legislação permite a dedução dos valores pagos na apuração do IRPJ/CSLL, o que pode gerar um ganho fiscal para as empresas.
O Projeto de Lei veda a dedução dessas despesas na apuração do IRPJ/CSLL.
Pelo lado do Governo, a medida visa o equilíbrio do orçamento, com previsão de arrecadação de R$ 10 bilhões.
Por outro lado, entidades destacam uma elevação do custo de capital em um momento de restrição ao financiamento das empresas.
Opinião:
A proposta ainda será apreciada pelo Congresso Nacional, mas se torna um ponto de atenção para reestruturação dos negócios.
O APSV conta com uma equipe especializada em Planejamento Tributário e em demais áreas do Direito.
Saiba mais sobre a APSV
A APSV Advogados, seguindo uma tendência mundial e, em particular, visando acompanhar os níveis de desenvolvimento e crescimento econômico da região nordeste do Brasil, é um escritório full service capaz de atender às diversas demandas jurídicas de seus clientes, tanto as de natureza contenciosa como consultiva, com foco na questões econômicas e corporativas.
Áreas de Atuação
Administrativo & Regulatório, ambiental, cível consultivo, contencioso Geral, imigração, imobiliário, propriedade intelectual, societário, trabalhista e tributário & aduaneiro.
Contatos:
Telefone: +55 85 3308 7300
Site: www.apsv.com.br