Ceará Global debate movimentação de cargas
A contribuição das cargas movimentadas no Porto de Fortaleza para a internacionalização do Ceará foi destaque no painel “Os Novos Destinos dos Negócios Internacionais do Ceará” promovido pelo Ceará Global: o futuro em 360º, que neste ano realizou edição inédita online. Minério de manganês, escória, óxido de magnésio, clínquer, coque de petróleo, pescados, couros, cera de carnaúba e castanha de caju que embarcam no Porto de Fortaleza para países como França, Bélgica, Índia, China, Estados Unidos, Reino Unido, Holanda, e Espanha, são algumas das cargas que contribuem com a internacionalização do Ceará.
Desde o último mês de janeiro, o equipamento movimentou 685.122 toneladas de granéis sólidos não cereais e 266.656 toneladas de carga geral. A diretora-presidente da Companhia Docas do Ceará (CDC), engenheira Mayhara Chaves, falou na última terça-feira (25) sobre a contribuição do Porto de Fortaleza no cenário de internacionalização do Estado.
A exportação, no Mucuripe, conta também com um item sazonal, no caso, as frutas. A safra neste ano terá início no dia 18 de setembro e deve se estender até o dia 26 de janeiro de 2021, com destaque para o melão, melancia, manga e uva.
Logística
A questão da logística também foi tratada nesse painel, que contou com a participação de Rebeca Oliveira (Complexo do Pecém) e Andreea Pal (Fraport Brasil). De acordo com Mayhara Chaves, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, vem incentivando a logística para melhorar a movimentação de cargas marítimas, aeroportuárias e terrestres no país, além de reduzir o custo do transporte e impulsionar o desenvolvimento socioeconômico.
“A intenção do Governo Federal, por meio do Minfra, é fazer com que a cabotagem cresça além dos 10% registrado nos últimos anos com este incentivo”, pontua a diretora-presidente da CDC.
Fonte: O Estado do Ceará em 28/08/2020
Prezados
Estamos vivendo um momento critico em nossa logistica internacional, As poucas cias de navegação que operam os portos do nordeste estão com seus navios sem espaço. Conseguir espaço para nossos containers de exportação está se tornando uma verdadeira ginastica. Tenho dito a todos que nossas exportações entrarão em colapso já agora final de setembro. Nossas autoridades precisam interferir com urgencia, pois vamos perder espaço para outros paises com melhor estrutura e opções de navios, rotas,e tc.