Complexo do Pecém e White Martins assinam memorando para implantar HUB de Hidrogênio Verde no Ceará
Projeto ambicioso quer tornar o Ceará um destaque na redução dos índices de dióxido de carbono
A White Martins assinou um Memorando de Entendimento (MoU, na sigla em inglês) com o Complexo do Pecém este mês para oficializar seu interesse em participar do HUB de Hidrogênio Verde. Ela se junta a Federação das Indústrias do Estado (Fiec) e Universidade Federal do Ceará (UFC) para implantar o empreendimento inédito em terras cearenses.
O principal objetivo da sociedade é conseguir viabilizar rotina de produção e exportação para o mercado europeu. “Este projeto está em linha com a estratégia global da Linde de crescimento no mercado de hidrogênio verde. Além disso, levando em consideração as características da região que dispõe de um parque industrial de ponta e capacidade de produção de energia renovável, temos a expectativa positiva de viabilizar um empreendimento que poderá ser um grande diferencial para nosso país”, afirma o diretor de Hidrogênio e Gás Natural Liquefeito da White Martins, Guilherme Ricci.
Por outro lado, é esperado que a White Martins possa dar um diferencial ao projeto com sua expertise em energia, principalmente em eletrolisadores, produção de amônia, liquefação de H2, tecnologia para uso de H2 em mobilidade e experiência com injeção de H2 em redes de gás natural.
Com esses pilares, o Governo do Ceará será capaz de produzir Hidrogênio, a partir de fontes de energias renováveis. Também se espera transformar o Ceará num produtor mundial de H2V, tornando-o protagonista na luta pela redução dos níveis globais de Dióxido de Carbono (CO2).
Fonte: O Otimista