Ceará lidera ranking de competitividade entre estados do Norte e Nordeste
O Ranking de Competitividade dos Estados 2020, divulgado, na última quinta-feira (17), pelo Centro de Liderança Política (CLP) coloca o Ceará na liderança dos estados das regiões Norte e Nordeste. Levando em consideração todos os entes da Federação, o estado está em décimo lugar.
O estudo analisa 10 pilares estratégicos, com base em 73 indicadores que medem o nível de eficiência da gestão pública nas 27 unidades federativas. O Ceará ficou com nota geral 49,5, numa escala que vai de 0 a 100. O estado ficou acima da média nacional que é de 47,5. O principal destaque ficou no quesito Solidez Fiscal, onde conquistou o quarto lugar. Na edição do ano passado, o Ceará ficou na sexta posição.
A titular da Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE), Fernanda Pacobahyba, atribui o desempenho à disciplina financeira do estado. “Nesse quesito solidez fiscal, nós conseguimos sair do sexto lugar, que obtivemos no ano passado, para o quarto lugar nacional e primeiro lugar do Nordeste. Isso nos deixa realmente muito felizes. O Estado do Ceará foi avaliado pelo seu índice de liquidez, de poupança corrente, de solvência fiscal, de resultado primário, mas, entre todos os indicadores desse pilar, destacamos a taxa de Investimento Público do Estado. Mais uma vez, o Ceará lidera os investimentos públicos nacionais em relação à sua Receita Corrente Líquida”, ressaltou.
O Ceará também conquistou bons resultados em Educação, Infraestrutura, Sustentabilidade Ambiental, Sustentabilidade Social, Eficiência na Máquina Pública e Inovação.
Acesse o site do ranking: http://www.rankingdecompetitividade.org.br/
Fonte: O Otimista em 18/09/2020